Iniciação à Docência abre vagas para supervisores

Professores que atuam nas escolas de educação básica da rede pública podem se inscrever no processo seletivo de supervisores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da UFMS. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas até o dia 22 de setembro. É importante destacar que participam da seleção apenas professores que atuam em Campo Grande, Ponta Porã, Naviraí, Corumbá, Três Lagoas, Aquidauana, Dois Irmãos do Buriti, Nova Andradina, Coxim e Paranaíba, que tenham aderido ao programa.

O objetivo do Pibid é favorecer a formação inicial docente aos estudantes matriculados na primeira metade dos cursos de licenciatura da Universidade por meio de experiências efetivas contínuas no cotidiano das escolas. É um programa muito importante tanto sob o ponto de vista da UFMS, como sob o ponto de vista do estudante, aproximando-o das escolas da educação básica. De acordo com a coordenadora institucional Stella Sanches, o Pibid busca valorizar a carreira docente. “O trabalho da UFMS abrindo espaço para os acadêmicos nas escolas de educação básica, com a possibilidade, ainda, de ter um professor da rede pública que permanece conectado a um campo acadêmico na Instituição favorece essa valorização do magistério”, destaca Stella.

Com duração de 18 meses, o Pibid prevê a concessão de uma bolsa institucional custeada pela Capes no valor de R$ 765 por mês. Cada supervisor pode receber até 18 bolsas. “Enquanto professores que formam futuros docentes, damos muita importância à realidade da escola, à cultura escolar, bem como as relações e interações. Mesmo neste contexto de pandemia, quando houve a inserção da educação remota nas escolas, já que houve uma reformulação e os nossos licenciandos precisam acompanhar esse cotidiano e o que vem sendo realizado”, explica a coordenadora.

Os interessados devem encaminhar e-mail para pibid.prograd@ufms.br com os seguintes documentos anexados (em formato PDF): formulário de inscrição preenchido e assinado; cópias da carteira de identidade ou passaporte (se estrangeiro), do CPF,  do diploma de licenciatura que corresponde ao componente curricular ou ao curso do subprojeto e do currículo cadastrado na Plataforma Capes da Educação Básica (https://eb.capes.gov.br); comprovante de experiência mínima de dois anos no magistério da educação básica (carteira de trabalho ou declaração de tempo de serviço); e declaração da direção da escola de que atua em sala de aula e o tempo de atuação.

“A participação dos professores da educação básica é importantíssima, pois eles têm muitas experiências a repassar para os nossos acadêmicos. Tanto na Universidade como na escola, há indissociabilidade de teoria e prática”, complementa Stella. “Precisamos valorizar o conhecimento , o saber-fazer do professor que está na escola, pois a sua formação foi universitária e ela é contínua durante seu cotidiano profissional”, diz.

São 46 vagas distribuídas nas áreas de alfabetização/pedagogia, artes, língua inglesa, língua espanhola, biologia, educação do campo, intercultural indígena, educação física, filosofia, sociologia, história, geografia, língua portuguesa, matemática, química e física. O resultado final da seleção deve ser divulgado a partir do dia 29 de setembro. O cronograma, formulário de declaração e inscrição, bem como o quadro de classificação dos preceptores e os editais podem ser conferidos no site pibid.ufms.br.

Texto: Vanessa Amin