Processo seletivo oferece 85 vagas para novos petianos

Após a publicação do edital de resultado final da análise das inscrições do processo seletivo de estudantes para o Programa de Educação Tutorial – PET, inicia-se hoje e prossegue até 22 de setembro novo período da seleção, agora composto por prova escrita, análise do Histórico Escolar, seminário e entrevista.

“O professor tutor de cada Grupo PET é quem preside as próximas etapas e depois nos envia a Ata de Resultado Preliminar”, diz o chefe da Divisão de Programas e Projetos Especiais, da Pró-reitoria de Graduação, Adriano Gonçalves Soares.

Nesse processo seletivo estão sendo ofertadas 24 vagas para bolsistas e 61 para não-bolsistas, distribuídas em 14 grupos PETs. A previsão de divulgação de resultado final no portal da Prograd é para 30 de setembro.

A UFMS tem hoje 18 grupos PETs em atividades, com aproximadamente 190 petianos, sendo que cada grupo pode ter no máximo 12 bolsistas e seis não bolsistas.

“O PET possui essa característica de rotatividade de estudantes, podendo mensalmente esse número de alunos ser alterado, independente de processo seletivo, pois ocorre o desligamento e ingresso de discentes em cada grupo”, explica Adriano.

Tutora há dez anos do Grupo PET Conexões de Saberes Matemática, do Campus de Três Lagoas, a professora Eugenia Uribe enfatiza que os alunos que participam dos grupos PET têm a oportunidade de trabalhar em atividades que promovem a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

“Eles têm ainda a oportunidade de ampliar e diversificar as experiências acadêmicas, aprofundando conhecimentos, desenvolvendo atividades interdisciplinares que não estão presentes em estruturas curriculares convencionais”, afirma.

Segundo a professora, os grupos trabalham de maneira coletiva, envolvendo tutor e alunos com diferentes níveis de experiência. “Assumimos o compromisso de contribuir com a formação de profissionais com elevados padrões não apenas científicos e técnicos, mas também profissionais éticos, reflexivos, com responsabilidade social e que através de um efeito multiplicador contribui com a melhoria do curso de graduação”, completa.

Texto: Paula Pimenta