Estudantes poderão receber bolsa para atuação em eventos

Estão abertas até 13 de outubro as inscrições para bolsas de extensão na UFMS. As oportunidades são para estudantes de graduação de Campo Grande, Aquidauana, Corumbá, Paranaíba, e Três Lagoas participarem da organização de eventos acadêmicos e científicos. Os interessados devem se inscrever no Sigproj.

As vagas e atividades que serão desenvolvidas em cada evento, bem como todas as informações sobre a seleção, podem ser acessadas neste edital, no site da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esporte (Proece).

As bolsas terão valor mensal de R$400,00 com duração que pode variar de dois a três meses. Os eventos foram aprovados no segundo lote de propostas submetidas ao edital Proece/UFMS/Fapec (Profe/2020).

O chefe da Divisão de Planejamento da Extensão da Coordenadoria de Extensão da Proece, Eduardo Ramirez Meza explicou que “os bolsistas irão auxiliar os organizadores no processo de divulgação, no sentido de mobilizar o público-alvo para participar, irão atuar também na operacionalização digital dos eventos, o que pode incluir controle de frequencia e outros registros assemelhados como, por exemplo, emissão de certificados e colaboração no relatório final”, disse.

Eduardo lembrou que, além da bolsa os estudantes irão receber certificado, que normalmente é contabilizado no cumprimento das exigências para conclusão do curso. “Mas consideramos mais importante a vivência do processo de organização, divulgação e, principalmente, realização de eventos na Universidade. É uma oportunidade para o crescimento acadêmico, tanto pela aprendizagem do processo em si, quanto, especialmente, pela possibilidade de contato com temas relevantes para a sociedade, mediados pelas equipes e palestrantes convidados. Pode-se assim estabelecer uma rede de contatos que eventualmente serão importantes, inclusive para projetos futuros do próprio estudante, seja no âmbito da continuidade da sua formação acadêmica, seja relacionado aos aspectos de seu futuro exercício profissional”, afirmou.

Entre os requisitos para participar estão: estar regularmente matriculado na UFMS; não ser beneficiário de bolsa meritória não acumulável e ter disponibilidade de 20h semanais para as atividades.

O chefe da Divisão de Planejamento da Extensão da Proece lembrou ainda que é importante prestar atenção no ato da inscrição para selecionar exatamente a vaga à qual deseja concorrer, pois a avaliação também será feita no Sigproj, de acordo com esta seleção, pelo coordenador do evento escolhido pelo estudante. A seleção será feita por meio da análise da carta de intenções e do histórico escolar. A previsão de divulgação e homologação do resultado é 16 de outubro, no site da Proece.

Texto: Ariane Comineti