Painel discute projetos de extensão e seu diálogo com a comunidade

Postado por: secom

Nesta sexta-feira, 6, será realizado o painel “Para além dos muros da Universidade: a extensão como diálogo entre o CPTL e a comunidade”, às 19h, com transmissão pelo YouTube da TV UFMS. O evento faz parte da programação Fecundar o chão na Educação Superior: os 50 anos do Campus de Três Lagoas (CPTL).

O painel será composto pelas professoras Rosemeire Aparecida de Almeida, do curso de Geografia, e Ilda Estefani Ribeiro Marta, do curso de Enfermagem. Elas falarão sobre os projetos “Implantação de Núcleo de Estudo em Agroecologia e Produção Orgânica: dinamização da agricultura familiar no Território Rural do Bolsão-MS” e “Práticas Integrativas e Complementares: ampliando o cuidado na Atenção Básica”, respectivamente.

Para a professora Rosemeire, a força da extensão reside na sua articulação com processos de ensino e pesquisa, bem como na sua preocupação com a intencionalidade do conhecimento. “A extensão é dialogar com a sociedade a fim de colocar em movimento o conhecimento, testando a produção do conhecimento no mundo real, se abrindo para novas pautas de ensino e de pesquisa”, afirma.

Também integram a mesa a professora do curso de História, Maria Celma Borges, representando o projeto “O Cinturão Verde no município de Três Lagoas: direito e justiça para a permanência na terra”; a professora Vanessa Cristina Lourenço Casotti, do curso do Direito, que irá tratar sobre o projeto “Universidade da Melhor idade (UMI)” e as professoras do curso de Pedagogia, Miriam Guerra, Lucrécia Stringhetta Mello e Jucimara Rojas, responsáveis pelo projeto “Quem faz escola, quem vive escola”.

De acordo com Fabiana dos Santos, integrante da comissão organizadora, o evento tem o intuito de apresentar os projetos de extensão que se destacam no campus e que fazem a Universidade contribuir para a melhoria da qualidade de vida da comunidade, atuando com cidadania, parceria e sustentabilidade.

Fabiana declara ser “muito bonita” a atuação da UFMS na comunidade local e regional, retribuindo tudo que o município e a região oferecem para que seja possível capacitar os futuros profissionais, filhos do bolsão sul-mato-grossense. “Vale a pena conhecerem e prestigiarem o evento para que possam também usufruir do que temos a oferecer e estabelecermos uma troca de relações”.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL