Instrumentos históricos são atração no Festival Internacional de Violão

Postado por: secom

O segundo dia do 6º Festival Internacional de Violão em Campo Grande: Entre alaúdes e violas, contará com apresentações de Dagma Eid, Grupo Câmena e convidados. A transmissão será feita pelo canal da TV UFMS no YouTube no dia 17 de novembro, às 19h.

A professora e violinista Dagma Eid irá apresentar um repertório com três instrumentos históricos: a vihuela, instrumento usado no repertório espanhol do século 16, a guitarra barroca, que surge na virada do século 16 para o 17 e se populariza na Espanha, Itália e França; e a guitarra clássico romântica, precursora direta do violão. Além das apresentações, ela dará uma palestra sobre o sistema de notação usado no repertório de guitarra barroca – o alfabeto musical.

Graduada em Música pela Unesp e com doutorado em andamento, Dagma é professora de violão e cordas dedilhadas históricas, música de câmara e regente da Camerata Jovem do Conservatório de Tatuí. “No ano de 2000, iniciei minha pesquisa na área de performance histórica com o alaúde renascentista, mas logo a família dos instrumentos históricos cresceu e passei a tocar também guitarra barroca, vihuela, teorba e guitarra clássico-romântica”. Confira aqui o trabalho desenvolvido por Dagma Eid.

A transmissão também terá apresentação do Grupo Câmena, fundado em 1997 por Ibaney Chasin e Heloísa Muller, professores do Departamento de Música da UFPb. O grupo nasceu com o objetivo de pesquisar e executar o repertório dos séculos 16 e 17, e já passou por diversas formações, mas sempre conservando o mesmo núcleo artístico. Atualmente, ele se preocupa em incorporar instrumentos e sonoridade normalmente vinculadas à música popular.

O Festival

De 16 a 25 de novembro será realizada a sexta edição do Festival Mais Cultura, evento anual que reúne apresentações culturais e artísticas, além de palestras e minicursos. Acompanhe o Portal UFMS e as redes sociais institucionais para se informar sobre a programação e participe!

Texto: Raissa Quinhonez (estagiária da Agecom)