Antigo e acústico, violoncelo é misturado a meios eletrônicos em recital

Para fechar a primeira semana do Festival Mais Cultura, o professor William Teixeira irá performar o recital CELLO++/BR: música brasileira para violoncelo e eletrônica, junto a outros quatro artistas. A transmissão será pelo canal da TV UFMS no YouTube, às 19h do dia 20.

“Vai ser um repertório super moderno e que vai explorar essas combinações tão novas do violoncelo com a tecnologia. Eu vou tocar obras brasileiras para violoncelo e eletrônica, e o grande barato desse recital é realmente a mistura do violoncelo, que é um instrumento acústico muito antigo, em todas as peças interagindo com algum meio eletrônico, seja algum processamento digital feito em computador ou até mesmo com sons eletrônicos e com aparelhos de síntese eletrônica”, explica William.

Vão ser quatro peças de compositores que têm feito produções no Brasil: Tatiana Catanzaro, professora da UnB, Felipe de Almeida Ribeiro, professor da Universidade Estadual do Paraná, Bryan Holmes, compositor chileno e professor da UniRio, e o Mikhail Malt, professor egípcio que leciona na Universidade de Paris.

Segundo William, para melhorar a experiência dos espectadores é recomendável o uso de fones durante o evento.“Vai ser um repertório muito diverso e que eu acho que vai ser de uma dinâmica muito legal, especialmente para essa transmissão ao vivo. Vai ser muito legal se as pessoas puderem assistir com fone de ouvido, porque vai ter todo um trabalho sonoro de mixagem que é bem legal”, ressalta.

O Festival

De 16 a 25 de novembro será realizada a sexta edição do Festival Mais Cultura, evento anual que reúne apresentações culturais e artísticas, além de palestras e minicursos. Acompanhe o Portal UFMS e as redes sociais institucionais para se informar sobre a programação e participe!

Texto: Leticia Bueno