Campus de Três Lagoas encerra comemorações do jubileu

Nesta quinta-feira, 26, foi realizada a conferência de encerramento das comemorações pelos 50 anos do Campus de Três Lagoas (CPTL). “Neste encerramento das atividades de comemorações do CPTL quero cumprimentar e agradecer à administração superior da UFMS pelo apoio, incentivo e participação nos eventos realizados. Também gostaria de agradecer todos os técnicos e professores do campus, os que estão na ativa e também os que já atuaram aqui e deixaram sua contribuição, a todos os acadêmicos e os egressos que participaram ativamente, contribuíram e expressaram sua alegria em fazer parte e ter sido parte da comunidade acadêmica”, comentou o diretor do CPTL Osmar Jesus Macedo.

“Não poderia deixar de agradecer também a sociedade, em especial as instituições públicas e empresas pelas parcerias, colaborando conosco no crescimento do campus. O CPTL continua cada vez mais comprometido com o seu papel fundamental, promovendo uma educação pública de qualidade, a ciência e a inovação, por meio de um trabalho sério e responsável”, acrescentou o diretor.

A vice-reitora Camila Ítavo participou da cerimônia que foi realizada de forma remota e transmitida pelo canal da TV UFMS. “Cumprimento o diretor, querido Osmar, todos os professores, técnicos e estudantes. Que lindo foi esse evento comemorativo do CPTL. Se hoje estamos aqui, cada um com sua história é porque várias pessoas dedicadas e que amam a educação e a ciência nos antecederam. São tantas coisas boas que aconteceram e que precisamos comemorar: novas obras, melhorarias na infraestrutura, aquisição de equipamentos, a Prática Jurídica que vem acontecendo de maneira muito bacana, o incremento e o fortalecimento das licenciaturas, além, claro das coisas que virão, como a brinquedoteca, a Fábrica de Software, a Clínica-escola. Mas, mais do que estrutura, precisamos enfocar as pessoas, pois, hoje, conseguimos atender um maior número de estudantes. Temos muito orgulho de ser colegas de todos vocês e ver o campus tão forte, tão vivo. Ver a dedicação de todos pela nossa Universidade realmente nos emociona. Parabéns, temos orgulho do que vem sendo feito e desejo que continuemos a plantar novas ideias, novos projetos”, enfatizou Camila.

A professora Thaisa Peres de Oliveira falou em nome da comissão organizadora e agradeceu o empenho de todos. “Nesta noite de encerramento queria agradecer em primeiro lugar ao trabalho da comissão organizadora liderada pela professora Regina Marques de Souza, coordenadora do curso de Pedagogia, também quero agradecer a todos que colaboraram com os nossos eventos, ao público e, em especial, à Direção do campus, à Reitoria e também à Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Esportes que subsidiou a realização. Para nós, foi um prazer imenso comemorar o jubileu e reviver as memórias que fizeram nosso campus e que consolidaram o ensino, a pesquisa e a pós-graduação na região Três Lagoas”.

Atualmente, o CPTL possui 17 cursos de graduação que atendem mais de 3 mil estudantes. Na pós-graduação são mais de 300 profissionais cursando mestrado e doutorado em Letras, mestrados acadêmicos em Geografia, Enfermagem e Educação e os mestrados profissionais em Matemática e Letras.

Para marcar o encerramento das comemorações do jubileu o professor do curso de Engenharia de Produção Thiago Lagoin organizou a conferência Desafios da pesquisa e do ensino superior na área de ciências exatas e engenharias ministrada pelo professor João Antonio Pereira, do campus da Unesp em Ilha Solteira. “Agradeço a todos que de alguma forma colaboraram para a realização desta conferência. Meu coração transborda de felicidade, por poder representar o curso de Engenharia de Produção e por estar neste campus que se tornou a minha segunda casa. Agradeço ao CPTL por tudo que me proporcionou nesses oito anos”, disse Thiago.

Graduado em Engenharia Mecânica pela Unesp, com mestrado Unicamp e doutorado sanduíche na Universidade de Katholieke Leuven, da Bélgica, João Antonio é professor titular do Departamento de Engenharia Mecânica e tem experiência em mecânica dos sólidos, atuando principalmente nos seguintes temas: dinâmica estrutural (análise modal experimental e elementos finitos), processamento e análise de sinais, análise de vibração e ruído, processamento e analise de imagem digital para medidas de vibração, localização e detecção de danos utilizando técnicas de vibrações e termografia.

“É uma satisfação grande poder participar desta comemoração dos 50 anos desta Universidade pujante. Mais que isso, tive a oportunidade de assistir à palestra de aberturadas comemorações e emocionei-me muito ao ver a história contada pela professora Zélia e sobre os desafios em implantar o campus cujo objetivo era atender a uma necessidade local. Fiquei impressionado com o que é sonhar algo e viver isso. Gostaria de parabenizar todo o campus, a comissão organizadora e também ao Thiago que fez o convite”, contou o professor João.

Participaram e assistiram à conferência professores, técnicos e estudantes. Confira a íntegra do evento abaixo.

Texto: Vanessa Amin