Pós-graduações realizam seleção integrada para mais de 850 vagas

Para 2021 a UFMS oferece mais de 850 oportunidades nos cursos de Mestrado e Doutorado. A seleção será realizada com um calendário unificado e as inscrições podem ser feitas gratuitamente até 10 de fevereiro no site: posgraduacao.ufms.br.

O chefe da Coordenadoria de Pós-graduação, vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Propp), Além-Mar Bernardes Gonçalves explicou que o calendário único trará benefícios tanto aos interessados quanto aos organizadores da seleção e que somente as pós-graduações realizadas em rede seguirão calendários distintos, definidos pelas respectivas sedes. “Além dos cursos em rede, três programas que já haviam publicado seus editais não seguirão o calendário único neste ano: Educação, da Faculdade de Educação (Faed), Educação Matemática e Ciências Contábeis. Mas o intuito é que a partir do próximo ano estes três também sigam o mesmo calendário. Um período de inscrições único e superior a 30 dias irá propiciar aos candidatos mais tempo para se prepararem para a seleção”, disse.

O professor também informou que a integração dos processos seletivos permitiu ainda a realização de provas de suficiência em língua estrangeira unificadas para todos os Mestrados e Doutorados, elaboradas pelo Programa de Extensão: Ensino de Línguas da UFMS (Progeli).

As provas de língua inglesa e espanhola serão realizadas no formato remoto, com previsão de aplicação em 24 de fevereiro. Os candidatos receberão o link para o exame após o resultado das inscrições deferidas. “A parceria com o Progeli é extremamente importante e o intuito é que ela perdure, uma vez que é um Programa da nossa Universidade, atendendo a uma demanda tão importante”, ressaltou o chefe da Coordenadoria de Pós-graduação.

Mestrados e Doutorados

As pós-graduações com inscrição aberta são de diversas áreas do conhecimento. Os cursos são desenvolvidos na Cidade Universitária em Campo Grande e nos câmpus de Aquidauana, Chapadão do Sul, Pantanal (Corumbá) e Três Lagoas.

Os editais específicos com as oportunidades e mais informações sobre todo o processo seletivo podem ser acessados nos sites dos cursos a seguir, onde serão publicados também os editais de todas as etapas seguintes da seleção.

Download (PDF, 305KB)

Texto: Ariane Comineti e Vanessa Amin