11 cursos do Campus de Três Lagoas realizam colação de grau

Hoje, 21, os 164 graduandos dos cursos de Administração, Ciências Biológicas, Ciências Contábeis, Direito, Engenharia de Produção, Geografia, História, Letras, Matemática, Pedagogia e Sistemas de Informação do Campus de Três Lagoas (CPTL) colaram grau em cerimônia realizada virtualmente.

“Acredito que todos nós temos algo em comum: a persistência de lutar por um propósito e finalmente concluí-lo”, disse a formanda Amani Jadallah Safa, oradora da turma. “E é isso o que estamos comemorando hoje, a conclusão de uma fase que nos transformou, não apenas em profissionais, mas como cidadãos, como seres humanos. Tenho muito orgulho de concluir a graduação na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, capacitada com excelentes professores, tivemos acesso a um ensino de qualidade, e tenho certeza que cada um de vocês fizeram jus ao que lhes foi ofertado.

O diretor do CPTL, Osmar Macedo, cumprimentou os estudantes por este momento especial e relembrou sobre os momentos difíceis causados pela pandemia no ano em que o campus comemorou seu jubileu. “Infelizmente a gente foi acometido por esta pandemia que impediu que as atividades pudessem ser desenvolvidas plenamente presencialmente, porém a gente buscou forças, buscou energias, buscamos saídas, soluções, junto com a administração da UFMS, que muito nos apoiaram”, comentou. “Cada aluno que está colando grau hoje, vocês têm na memória de vocês os professores, o coordenador do curso, pessoas que estiveram mais próximas de vocês, mas vocês não imaginam a quantidade de pessoas que estavam por trás cuidando da vida acadêmica de cada um de vocês. (…) Estudar numa universidade pública é uma honra e um mérito que muitos jovens gostariam de ter, mas não tiveram – e vocês estão aqui – então parabéns pelo esforço, dedicação, pela presteza com a própria formação de vocês”.

O diretor da Agetic, Luciano Gonda, esteve presente na solenidade e falou algumas palavras para os recém-formados. “Tenho certeza que na cabeça de vocês está passando um filme, desde o primeiro dia de aula até o presente momento, e vocês foram vitoriosos desde o início ao entrar numa universidade pública, que é o sonho da maioria dos jovens do nosso país. Tenho certeza que foram dias de muito estudo e dedicação, que se misturaram momentos de alegrias, outros não tão alegres, mas que no final com certeza valeu a pena. sabemos que o ano de 2020 não foi fácil para ninguém, mas vocês venceram”, afirmou.

A vice-reitora Camila Ítavo homenageou todos os participantes, de estudantes a familiares, e reforçou a importância da continuidade das aulas na modalidade remota, uma grande articulação e esforço de todos os professores, técnicos e estudantes em prol da educação. “Não foi fácil conduzir esse ano de 2020, vocês tocaram o barco, tiveram apoio e se superaram para chegar até aqui. Ver o carinho que vocês têm com os professores, com os coordenadores, com a equipe do Campus de Três Lagoas, o carinho com a Universidade faz com que a gente tenha certeza de que nosso trabalho foi bem feito, de formação técnica, mas acima de tudo da formação cidadã. E hoje vocês estão recebendo algo que nada nem ninguém consegue tirar de vocês: o diploma, o conhecimento e a transformação que vocês vão poder fazer pela educação. O nosso desejo de sucesso vai direto para vocês”, declarou.

O reitor Marcelo Turine concluiu os discursos da tarde com elogios aos novos profissionais. “Esse momento é um momento de festa, é um momento de vitória, é um momento de vocês comemorarem bastante com a família, com os amigos. Essa solenidade virtual não é menos importante que a cerimônia presencial, ela é muito importante e daqui em diante vocês já têm condições de receber o nosso diploma da UFMS. Vocês são vitoriosos, muito jovens gostariam de estar no lugar de vocês – estudar numa universidade pública, gratuita, inclusiva, laica”, falou. “Eu espero que vocês aproveitem esse momento e sejam felizes”.

Texto: Leticia Bueno