Pesquisadores têm até fevereiro para inscrever projetos no Catalisa ICT

As inscrições para o Catalisa ICT, iniciativa criada pelo Sebrae, foram prorrogadas até 21 de fevereiro O intuito da ação é aproximar a academia e o mercado por meio da oferta de capacitação em gestão, mentorias, fomento a projetos e acesso ao universo empresarial para os pesquisadores selecionados.

edital nacional busca selecionar pesquisas com potencial de inovação, realizados por mestres, doutores, mestrandos e doutorandos. Os planos de inovação serão apoiados por meio de bolsa concedida ao pesquisador que apresentou a proposta selecionada, bolsa auxiliar e recursos de custeio.

“Considero esta iniciativa de suma importância para o estímulo à inovação. O conhecimento e tecnologias gerados nas universidades devem ser introduzidos no ambiente produtivo e social para que de fato se efetive a inovação”, afirma Vilma dos Santos Ramos, administradora da Secretaria de Empreendedorismo e Inovação da Aginova.

Segundo Vilma, o Catalisa ICT contempla todas as etapas necessárias para que isto aconteça, “ou seja, desde a definição do objeto da pesquisa até a introdução da tecnologia no mercado, seja por meio da criação de uma empresa pelo próprio pesquisador, seja pela transferência para uma empresa existente”, complementa.

O pesquisador poderá propor mais de uma pesquisa neste edital, mas será considerada apenas a melhor pesquisa classificada dentre as selecionadas. A avaliação seguirá cinco critérios: Potencial de Impacto Econômico (peso 30%), Grau de Inovação (peso 25%), Potencial de Impacto Socioambiental (peso 20%), Viabilidade Técnica (peso 15%)  e Formação e trajetória do pesquisador (peso 10%).

“A minha opinião como professora e pesquisadora é que este é um edital muito interessante e tem uma finalidade que para a gente é muito importante, que é aproximar a academia ao mercado, fazer com que nossos conhecimentos tecnológicos produzidos dentro da Universidade se transformem em inovações tecnológicas de fato, que o que a gente faz dentro da Universidade vá para a sociedade em forma de um produto, um processo… e que isso chegue às indústrias e fábricas, e ao chegar no mercado gere empregos, retornos”, declara a professora e pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Maria Lígia Rodrigues Macedo.

Acesse sebrae.com.br/catalisa para mais informações.

Texto: Leticia Bueno