Inscrições abertas para programa institucional de doutorado sanduíche no exterior

Até 17 de fevereiro os doutorandos dos programas de pós-graduação da UFMS podem se inscrever para bolsas de estudo vinculadas ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE), promovido pela Capes.

“O doutorado sanduíche é entendido como um período que o aluno passa durante seu doutorado em instituição estrangeira”, explica o professor Além-Mar Bernardes, chefe da Coordenadoria de Pesquisa. “Ele é muito importante, porque permite ao estudante uma vivência fora do país realizando parte de seu trabalho. Isto permite ter contato com pesquisadores renomados e infraestrutura distinta daquela que poderíamos encontrar em instituições nacionais”.

O PDSE oferece cotas institucionais para bolsas de estágio em pesquisa de doutorado em instituições estrangeiras, de acordo com o Plano de Internacionalização da Instituição de Ensino Superior, com o intuito de complementar os esforços despendidos pelos programas de pós-graduação stricto sensu brasileiros na formação de recursos humanos de alto nível para inserção nos meios acadêmico, de ensino e de pesquisa no Brasil. “Essa experiência, além do ganho pessoal pelo estudante, pode promover a internacionalização da Universidade e do Programa de Pós-Graduação. Essa internacionalização vem com o estreitamento das relações entre o orientador brasileiro dos estudantes, e o pesquisador estrangeiro que irá supervisionar o período de sanduíche”, complementa o professor.

A escolha das instituições estrangeiras é aberta, mas a proposta deve estar alinhada a pelo menos um dos seguintes temas prioritários: Ecologia, biomas e sistemas sustentáveis; Agronegócio; Saúde humana e saúde animal; Bioeconomia e biotecnologia; Novos materiais; Educação, Linguagens, Etnias, Direitos Humanos e Tecnologias Sociais; ou Cidades Inteligentes. Também deve existir interação técnico-científica entre o orientador no Brasil e o supervisor no exterior.

Para incentivar os candidatos, Além-Mar compartilha um pouco de sua experiência pessoal enquanto pesquisador. “Particularmente, eu em meu doutorado, pude vivenciar essa experiência de fazer o doutorado sanduíche com bolsa PDSE da Capes. Passei 12 meses na Universidade de Rutgers, em Nova Jérsei, sob supervisão da professora Eva Andrei, pesquisadora muito importante em uma área ligada ao meu projeto de doutorado. A vivência junto ao grupo de pesquisa dela possibilitou, além dos ganhos pessoais de vivência fora do país, aprimoramento da língua estrangeira e que aprendesse muito além do meu projeto. Tive a oportunidade ímpar de não só aprender, como algumas experiências que eu tinha de meu trabalho no Brasil puderam ser compartilhadas com o grupo dela”, conta.

As inscrições devem ser feitas pelo site sigproj.ufms.br e o início das atividades do programa de estudos está previsto de julho a setembro deste ano. Veja o edital completo com todas as informações sobre a seleção abaixo:

Download (PDF, 427KB)

Texto: Leticia Bueno