Cursos de Formação em EaD e em TICs estão disponíveis para servidores

Postado por: secom

Cerca de três mil servidores da UFMS estão pré-matriculados nos cursos de Formação em EaD e Formação em TICs, com início das atividades no próximo dia 8 de fevereiro.

Os cursos, oferecidos pela Agência de Educação Digital e a Distância (Agead), possuem estrutura autoinstrucional e têm 60 horas cada.

“Todos os professores e técnicos da UFMS que ainda não concluíram estes cursos já estarão automaticamente pré-matriculados. Basta acessar o curso, estudar o conteúdo disponibilizado, participar das atividades de discussão assíncronas nos fóruns com os tutores do curso e atingir o mínimo de 70% de aproveitamento nas avaliações de cada módulo”, explica o diretor da Agead, Hércules Sandim.

Mesmo não sendo obrigatórios, o diretor da Agead destaca que é muito importante fazê-los. Cerca de 150 pessoas já se certificaram no curso de formação EaD e cerca de 100 no curso de formação em TICs.

“O Curso de Formação em EaD é requisito para o credenciamento de professores para ofertas de disciplinas a distância nos cursos presenciais de graduação, enquanto que o Curso de Formação em TICs é voltado para as ferramentas e tecnologias digitais tão importantes para o ensino remoto e as novas tendências da Educação Digital”, expõe.

Muitos professores procuraram a Agead no ano passado solicitando novas ofertas. Hércules lembra que a capacitação em EaD e tecnologias digitais é uma necessidade emergente em tempos de pandemia no enfrentamento do novo normal.

“São cursos que oferecem ferramentas alternativas para garantir o ensino público, gratuito, de qualidade e inclusivo”, completa.

A professora da Faed Shirley Vilhalva utilizou o serviço de intérpretes de Libras em todas as lives nos cursos. “Os cursos de formação em Ead e TICS são de grande contribuição para entendermos o processo digital a distância ou mesmo o ensino hibrido. Têm um excelente planejamento e recebemos tutoria o tempo todo. No meu caso, quando os vídeos não apresentavam legenda automática, eu avisava e, rapidamente, a equipe organizava para que a legenda fosse arrumada”, relata.

Para a professora Sarita Bacciotti (Faed), os cursos de TICs foram imprescindíveis nesse momento de pandemia. “Apesar de muitas das tecnologias já serem usadas há algum tempo por professores universitários, nem sempre nos deparávamos ou compreendíamos a sua necessidade e importância. Muitos aplicativos, plataformas e outras tecnologias pareciam bichos de sete cabeças por nunca terem sido usados por mim. Os materiais disponibilizados pelos professores do curso, assim como o suporte dado foram importantíssimos para o aprendizado e para sanar as dúvidas que foram surgindo ao longo do curso”, afirma.

Acesse os cursos em:

Curso de Formação em Tics: Estratégias para o Ensino Remoto Emergencial

Link de acesso: https://ava2.ufms.br/course/view.php?id=41

Curso de Formação em EaD: Fundamentos e Práticas da Educação a Distância

Link de Acesso: https://ava2.ufms.br/course/view.php?id=42

Dúvidas Gerais: agead@ufms.br

Dúvidas Pedagógicas: seped.agead@ufms.br

Dúvidas Tecnológicas – (AVA e demais ferramentas): suporte.agead@ufms.br

Texto:Paula Pimenta