Projeto Alunos Conectados foi prorrogado até junho

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para até junho deste ano o projeto Alunos Conectados. O objetivo é continuar proporcionando aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica matriculados nas Instituições Federais de Ensino Superior o acesso gratuito à internet para a realização das atividades letivas.

Na UFMS os estudantes que já foram beneficiados com o programa e já utilizam o chip de dados poderão dar continuidade às atividades. “Não há necessidade de novo cadastro ou requerimento, o chip continuará funcionando até o final de junho. O chip possui 20GB de dados por mês e de acordo com estudos realizados pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) essa capacidade é suficiente para atender à demanda de aulas remotas”, explicou o diretor da Agência de Tecnologia da Informação e Comunicação (Agetic) Luciano Gonda.

Ainda segundo o diretor, o chip pode ser utilizado tanto no celular quanto no tablet e, caso o estudante queira, pode ainda fazer o roteamento dos dados e utilizá-los no notebook ou chromebook. “Vale lembrar que a UFMS também fornece aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica o empréstimo de notebooks ou chromebooks. O processo é feito por meio de editais”, disse.

O projeto Alunos Conectados foi lançado pelo MEC em 2020 e tem entre os objetivos: democratizar o acesso à educação, impulsionar a inclusão digital e diminuir as desigualdades no acesso a Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC). Segundo informações da RNP, o Ministério deve realizar uma nova avaliação ao longo deste primeiro semestre de 2021 para identificar se há necessidade de estender novamente o prazo de execução da iniciativa.

Texto: Ariane Comineti