Mobilidade, permutas e matrícula em disciplina isolada podem ser solicitadas

Estudantes de graduação da UFMS interessados em mobilidade interna, permuta interna ou interinstitucional e portadores de diploma que queiram se matricular em uma disciplina isolada nos cursos de graduação da Universidade podem realizar solicitação junto à Pró-reitoria de Graduação (Prograd). O período vai até sexta-feira, 12 de fevereiro, e o procedimento é feito por meio de requerimento on-line.

O diretor de Planejamento e Gestão Acadêmica da Prograd, Anderson Viçoso de Araujo, informou que estes processos seguem o calendário acadêmico e ressaltou que são diferentes da seleção para transferência externa, refugiados e portadores de diploma, que também está aberta. O diretor explicou um pouco sobre cada modalidade.

Mobilidade interna é a possibilidade de o estudante da UFMS cursar disciplinas ofertadas em uma outra unidade da Universidade, em outra cidade, mediante o afastamento de sua unidade de origem por até dois períodos letivos”, disse. As disciplinas que forem cursadas com aprovação serão aproveitadas no curso de origem, conforme análise prévia da coordenação de curso.

“Na permuta interna estudantes de cursos da mesma área de conhecimento podem efetuar uma troca permanente de campus, turno (quando disponível) ou de curso. Por exemplo, um aluno de Ciência da Computação pode trocar com outro aluno de Sistemas de Informação, desde que ambos façam a solicitação”, falou. Não podem realizar a permuta interna estudantes matriculados no primeiro semestre do curso e matriculados em cursos em processo de extinção.

“A permuta interinstitucional é uma forma de transferência definitiva entre estudantes de instituições públicas de ensino superior, para cursos homônimos ou similares e sem que haja alteração no quantitativo de vagas das instituições”, pontuou.

“E a matrícula do estudante especial portador de diploma é uma possibilidade de um estudante graduado em curso de nível superior, matricular-se em disciplinas isoladas em cursos de graduação da UFMS, com objetivo de complementar ou atualizar os seus conhecimentos profissionais”, afirmou.

Mais informações sobre cada um desses processos podem ser obtidas nas instruções normativas no site prograd.ufms.br/legislacao/normas.

Texto: Ariane Comineti