Atendimento em serviço social: Acolhimento aos estudantes da UFMS em tempos de pandemia da Covid-19.

Postado por: CPTL

O Acolhimento é parte integrante do processo interventivo dos assistentes sociais. Ele congrega três elementos que agem em concomitância: a escuta, a troca de informações e o conhecimento da situação em que se encontra o usuário, é um espaço de escuta aberto à diversidade e à pluralidade de demandas.

Esse projeto tem como proposta a utilização do procedimento técnico-operacional do Acolhimento, para atuar especificamente nas situações e dificuldades relacionadas ao isolamento social e ao período de pandemia.

Objetivo:

Acolher os acadêmicos da UFMS;

Identificar possíveis demandas para o Serviço Social;

Realizar encaminhamentos de acordo com as demandas identificadas dado a realidade de atendimento da rede socioassistencial.

Público-alvo:

Graduandos e pós-graduandos da UFMS.

Metodologia e fluxos:

O usuário deve clicar no link abaixo para o preenchimento de informações iniciais e contatos. As informações alimentarão um banco de dados que será utilizado pelos profissionais atendentes para contato com os/as estudantes da UFMS e agendamento de atendimentos por meio de tecnologias de informação e comunicação, privilegiando os dispositivos da plataforma Google por meio de seu contrato com a UFMS para preservar os dados tanto dos/as acadêmicos/as da UFMS, quanto do profissional atendente.

Durante o acolhimento serão realizadas a escuta, a orientação e, sendo possível, o encaminhamento para a rede de serviços disponível, a partir das demandas identificadas.

Os/as estudantes serão atendidos pelos profissionais lotados na Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis e Campi da UFMS.

O atendimento em Serviço Social funcionará conforme agenda específica de cada profissional. Todos os profissionais seguirão as normatizações dos Conselhos Federal e Regional de Serviço Social para o atendimento online.