“III Medicina de Portas Abertas”: acadêmicos da UFMS produzem vídeos de divulgação do curso de Medicina

Postado por: WESLEY MIGUEL BIZERRA DE MELLO

No mês de abril de 2021, 16 vídeos produzidos por acadêmicos e docentes do curso de Medicina do Campus de Três Lagoas (CPTL) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) foram publicados em redes sociais para divulgar o curso e suas ligas acadêmicas.

Essa é a terceira edição do evento, que nas duas versões anteriores aconteceu no formato presencial, e esse ano teve que ser adaptado para o formato remoto devido à pandemia.

A coordenadora do projeto, Profa Dra Bruna Moretti Luchesi relata que “o evento em 2018 e 2019 foi um sucesso, recebendo uma devolutiva positiva dos alunos do ensino médio do município que participaram. Em 2020 não realizamos o mesmo devido à pandemia, e em 2021 optamos por fazer uma adaptação no formato digital”.

O principal objetivo do evento é aproximar a Universidade da população de Três Lagoas, já que muitos moradores da cidade não conhecem a UFMS, não sabem que oferece o curso de Medicina e nem que o ensino é público e gratuito. Tal aproximação é benéfica para vestibulandos, uma vez que, tendo contato com alguns conteúdos da universidade previamente, é possível uma melhor análise para a escolha do curso.

Os alunos que organizaram as primeiras edições se reuniram para realizar a terceira, juntamente com o Acadêmico Nathan Bardini Anhê, e contaram com o auxílio de outros alunos do curso, tanto para desenvolver uma logomarca para o evento, como para produção, edição e divulgação dos vídeos.

Participaram do projeto cerca de 80 alunos e docentes do curso, os quais durante dois meses produziram vídeos sobre como o curso de Medicina está estruturado, formas de ingresso, apresentações da atlética, da bateria e do centro acadêmico, além de vídeos sobre as Ligas Acadêmicas de Histologia e Embriologia Clínica (LAHEC), Infectologia (LAINF), Anatomia Aplicada (LAAP), Neurologia e Neurociências (LANN), Clínica Médica (LACM), Geriatria e Gerontologia (LAGG), Cardiologia (LAC), Pediatria (LAPED), Anestesiologia e Dor (LAAD), Cuidados Paliativos (LACP) e Saúde da Família e Comunidade (LASFC).

Os vídeos foram divulgados no Instagram do Centro Acadêmico de Medicina (@camdpoufmstl), e posteriormente foram disponibilizados em um canal no Youtube, onde podem ser acessados por qualquer pessoa que queira conhecer mais sobre o curso, pelo endereço: https://www.youtube.com/channel/UCrEwrqRyO59go17JbiVp67A. No canal, tem um playlist chamada “Medicina de Portas Abertas”, e também é possível acessar outros vídeos produzidos pelos acadêmicos do curso em outras oportunidades.

De acordo com Nathan, que ajudou na organização do projeto “ao realizar um projeto de extensão que atinja muitas pessoas, a sociedade percebe a importância das universidades públicas, mesmo aquelas pessoas que não estão diretamente ligadas a elas, e esta percepção faz-se muito importante em um momento de cortes de verba para as universidades federais, pois as pessoas atingidas pelos projetos entenderão que a faculdade não é somente os alunos ou funcionários, mas sim a população como um todo.

A mudança do projeto presencial para o formato online, no primeiro momento, decepcionou-me muito, uma vez que eu gostaria que a iniciativa tivesse uma participação prática ativa dos alunos, entretanto, com o passar do tempo, percebi que da forma que se desenrolou foi possível atingir bem mais pessoas do que se o evento fosse presencial e isso me deixou muito satisfeito. Além disso, como o projeto envolveu muitos colaboradores, a organização tornou-se um desafio para mim, uma vez que eu nunca havia coordenado um evento com tantos participantes. Por conta disso, acredito que essa foi uma experiência que me proporcionou desenvolvimento pessoal, principalmente no quesito organizacional e de liderança”.

Ressalta-se que a proposta contribui com os objetivos e metas do Plano de Desenvolvimento Institucional e do Plano de Desenvolvimento da Unidade CPTL da UFMS, visando ampliar o contingente de alunos matriculados nos cursos de graduação e divulgação dos cursos do CPTL para a comunidade.

Os vídeos permanecerão gravados no Instagram e no YouTube, e poderão servir como um material de apresentação em ocasiões posteriores.