3° Congresso de Contabilidade de Três Lagoas e Região

Postado por: WESLEY MIGUEL BIZERRA DE MELLO

Nos dias 26 e 27/05, ocorreu o 3° Congresso de Contabilidade de Três Lagoas e Região. Evento criado e organizado pelo Curso de Ciências Contábeis da UFMS, Campus de Três Lagoas.

O objetivo do evento é integrar a comunidade acadêmica da UFMS com o mercado de trabalho, trazendo palestrantes e profissionais para discutirem temas atuais relacionados ao exercício da profissão. Visa, também, consagrar-se como evento oficial no Estado de MS junto ao Conselho Regional de Contabilidade, participando da Educação Profissional Continuada exigida conforme NBC T12, que hoje é uma obrigatoriedade para os profissionais contábeis. O evento é uma excelente oportunidade para as trocas de experiências acadêmicas e práticas envolvendo: discentes, docentes, empreendedores, gestores, empresários e órgãos da esfera municipal, estadual e federal e foi desenvolvido em duas modalidades: palestra e minicursos.

A palestra de abertura, “Mercado de Ações e a relação de finanças com contabilidade” contou com uma personalidade renomada no mundo acadêmico e da pesquisa: o Prof. Dr. Wilson Toshiro Nakamura, professor pesquisador da Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua como parecerista de diversas revistas científicas, tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração Financeira, é Editor Associado dos periódicos RAUSP – Revista de Administração da USP, RAE – Revista de Administração de Empresas e TPA – Teoria e Prática em Administração. Ocupa atualmente o cargo de Coordenador da Divisão de Finanças da Associação Nacional dos Programas de Pós-Graduação em Administração – ANPAD. Ocupa o cargo de Líder do tema Estrutura de Capital, Valor e Reestruturações da área de Finanças do SemeAD, organizado pelo PPGA da FEA-USP. Ocupa o cargo de membro do Conselho Fiscal da Sociedade Brasileira de Finanças. Faz parte do Comitê de Desenvolvimento Científico do Conselho Regional de Contabilidade – CRC. Atua como parecerista do CNPq, FAPESP e da FAPEMIG.

O evento contou também com 4 minicursos:

• Finanças Pessoais, ministrado pela a Prof. Dra Clari Schuh. Possui mestrado e doutorado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). Docente no Curso de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu em Ciências Contábeis da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc).
  • Equações Estruturais, ministrado pelo Prof. Dr. Itzhak David Simão Kaveski. Possui doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina(UFSC).
  • A importância do contador para o agronegócio, ministrado pelo Prof. Dr. Nilton Cezar Carraro. Professor Adjunto da Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino, Centro de Ciências da Natureza. Pós-Doutorando em Engenharia de Produção na UFSCAR, Doutor em Engenharia de Produção.
  • Compliance, ministrado pelo Prof. Me. Antônio Ricardo Chiquito. Mestre em Engenharia da Produção pelo Centro Universitário de Araraquara (Uniara)

O evento foi um sucesso, com mais de 800 inscritos, entre alunos dos Cursos de Ciências Contábeis, Administração e de Engenharia de Produção, alunos de Mestrado e Doutorado, de Instituições de Ensino Superior de Três Lagoas-MS e região e outras regiões do país (de Norte a Sul). Também contou com a participação de profissionais da área contábil e egressos.

A Comissão Organizadora agradece a participação dos acadêmicos, docentes e profissionais no evento e conta com todos na próxima edição.