Professor Dr. José Eduardo Lanuti, do curso de Pedagogia do CPTL da UFMS, lança o livro “A Escola Que Queremos Para Todos”

Postado por: CPTL

A análise do processo de escolarização de alunos considerados com deficiência, nos permite constatar que a escola, historicamente, foi privilégio de uma parcela da sociedade. No Brasil, já avançamos muito nesse sentido e ainda há muita coisa a ser feita! Temos o dever de estar atentos a tudo o que pode ser implementado para que a inclusão escolar aconteça. A Escola Que Queremos Para Todos é o título do livro escrito pelo professor Dr. José Eduardo Lanuti, do curso de Pedagogia do CPTL da UFMS, lançado no dia 26 de julho de 2022 pela editora CRV. O livro foi escrito em parceria com a professora Maria Teresa Eglér Mantoan, da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), uma das autoras da Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva (BRASIL, 2008). Os professores são coordenadores, respectivamente, do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Inclusão (NEPI), UFMS, e do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino e Diferença (LEPED), UNICAMP – grupos que desenvolvem trabalhos em parceria. O livro é composto por diálogos entre os autores – um formato inovador que aproxima o leitor dos assuntos tratados, que vão dos aspectos filosóficos, históricos e legais da educação inclusiva às práticas de sala de aula comum e do Atendimento Educacional Especializado (AEE). “Nossa ideia foi mostrar, por meio de diálogos, as transformações possíveis nas concepções e nas práticas de ensino para que as escolas se tornem, de fato, inclusivas. Buscamos apresentar nossas experiências como professores e pesquisadores do modo mais direto possível para ajudar os professores, gestores educacionais e famílias que se interessam pelo assunto”. A capa do livro foi produzida pelo artista plástico Edson Beleza, e retrata uma escola para todos. O prefácio foi escrito por Mariana Rosa, jornalista, fundadora do Instituto Cáue e integrante do Coletivo feminista Helen Keller. Para a professora Maria Teresa Mantoan, “escrever esse livro, como em outras vezes, foi querer tornar público o que penso sobre Educação e, mais que isso, como tenho trabalhado desde o início da minha carreira de modo a fazer com que a escola seja de fato um lugar de formação, um lugar em que professores e alunos consigam viver o tempo escolar desenvolvendo-se, crescendo e recriando-se”. Vale a leitura!

Para comprar acesse: https://www.editoracrv.com.br/produtos/detalhes/37115-a-escola-que-queremos-para-todos