Agentes de Saúde Recebem Capacitação Para Aplicação de Escala

Postado por: CPTL

Equipes de Atenção Primária em Saúde (APS) do município de Três Lagoas receberam uma capacitação para o uso da Escala de Estratificação de Risco e Vulnerabilidade Social, produto de uma parceria entre o Instituto Carlos Chagas (ICC-Fiocruz Paraná) e a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), visando reduzir o número de internações hospitalares.

A escala considera os dados das fichas de cadastro do próprio SUS preenchidas nos hospitais e unidades de saúde dos territórios. Os pesquisadores passaram a observar quais aspectos levantados pela ficha influenciavam na internação.  Eles buscavam respostas para perguntas como “o que leva à hospitalização, por que ela se torna necessária e de que forma poderia ser evitada?”.

A análise desses dados levou à elaboração de uma escala que possibilita melhorar a programação de visitas e atendimento às famílias que as equipes de saúde fazem rotineiramente, considerando as doenças por condições sensíveis à APS, categoria formada por doenças que poderiam ser tratadas e resolvidas sem internação.

“A ideia é otimizar o trabalho das equipes de atenção primária e auxiliar no cuidado aos usuários, fortalecendo a prevenção de doenças cuja internação pode ser evitada. Uma internação tem impacto social e econômico nas famílias, além de sempre onerar mais ao SUS”, explica a coordenadora do projeto, Maria Graças Rojas Soto, vice-diretora de Ensino, Informação e Comunicação, do ICC.

Foram realizadas duas reuniões com as equipes 1, 2 e 3 da estratégia de saúde da família da USF “Joel Neves da Silva”/São Carlos, em Três Lagoas-MS, no dia 18/08/2022. Ao todo 18 profissionais participaram dos encontros, sendo em totalidade Agentes Comunitários de Saúde (ACS). Durante os encontros foi apresentado uma breve introdução sobre o projeto, seguindo com a apresentação o instrumento desenvolvido, exemplificando sua aplicação, e, posteriormente, foi proposto um momento dinâmico em que as equipes aplicaram para realidade a escala desenvolvida, simulando a aplicação em cadastros domiciliares e individuais. A capacitação foi desenvolvida pelos participantes do projeto: Aline Martins Alves (Medicina/UFMS/CPTL-10° período), Ana Luísa Green Ribeiro (Medicina/UFMS/CPTL-10° período) com o apoio do Prof. Dr. Aires Garcia dos Santos Junior (Enfermagem/CPTL)

Foi possível perceber grande entusiasmo dos profissionais quanto a escala proposta. Todos os profissionais foram muito participativos e aderiram às atividades propostas.

A pesquisa de campo do projeto em hospitais e territórios foi realizada em Mato Grosso do Sul e agora as fases de disseminação e capacitação estão ocorrendo em Mato Grosso do Sul e no Paraná. O projeto foi financiado pelo programa Inova/ PMA, da Fiocruz.