POLÍTICA NACIONAL DE AVALIAÇÃO E EXAMES DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Uma análise sobre a visibilidade invisível dos resultados do SAEB na escola
A pesquisa analisa a implementação das edições de 1990 a 2021 das avaliações de larga escala e estandardizadas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) e suas contribuições para a produção do texto e do discurso da Política Nacional de Avaliação e Exames da Educação Básica regulamentada em 2018, bem como a prática propositiva da qualidade da educação básica. Com base na abordagem qualitativa da pesquisa documental em relatórios de resultados do SAEB, o estudo focaliza as edições de 2019 e 2021 para interpretação do efeito de qualidade gerado pela visibilidade da pontuação nacional e local (escola) do desempenho de Matemática do 5º e 9º anos do ensino fundamental de uma escola pública de Três Lagoas-MS. Essa circunstância produz aspectos do invisível que lhe é constitutivo sobre a proficiência dos estudantes na área avaliada. Os resultados indicam convergências das pontuações nacional e local requerendo nesse, uma interpretação pedagógica sobre o baixo índice da proficiência dos estudantes em matemática a luz de um conceito de avalição da aprendizagem para o planejamento de ações em contexto real. Conclui-se que, a queda da pontuação entre as edições analisadas nesta escola, já era decorrente nas edições anteriores, portando o baixo conhecimento das habilidades a partir das competências adquiridas previstas pelas Matrizes de Referências Curriculares não se justifica apenas pelo efeito da pandemia covid 19 em período de aplicação do SAEB. No entanto, o discurso gerencial da gestão escolar por resultados visíveis em das pontuações entre escolas tem prevalecido a visibilidade invisível sobre o desempenho real em relação ao desempenho esperado dos estudantes de uma mesma escola.