UFMS Campus de Três Lagoas promove aula inaugural do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil
A UFMS, Campus de Três Lagoas – MS, realizou no último sábado, dia 12/07, a aula inaugural da turma 1 do curso de Especialização em Docência na Educação Infantil.
O curso é uma das ações do governo federal no âmbito do Programa Mais Professores, que busca contribuir para o cumprimento das Metas 15 e 16 do Plano Nacional de Educação (PNE). É uma retomada da política pública nacional de formação docente que esteve ativa com chamadas nos anos de 2010, 2012 e 2014. Na versão de 2025, a política pública conta com as seguintes universidades como parceiras UFPI, UFOPA, UFMS, UFSCar, UFRRJ e UFFS, bem como tem a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC) compondo a Rede Interinstitucional de Formação de Professores da Educação Infantil (REFEI).
A Universidade Federal do Piauí (UFPI) é gestora do processo e a Profa. Dra. Marta Maria Azevedo Queiroz é a coordenadora geral do curso. A UFMS – Campus de Três Lagoas-MS é um dos Polos da Região Centro-Oeste, responsável por 4 turmas: turma 1 – UFMS/CPTL/Três Lagoas, turma 2 e 3 – UFMS/Campo Grande e turma 4 – UFMS/Navirai. No Centro Oeste a coordenação institucional está sob a responsabilidade das professoras, Ordália Alves de Almeida e Regina Aparecida Marques de Souza (UFMS) e a coordenação regional sob a responsabilidade do professor Tarcísio Luiz Pereira (UFMS).
A aula contou com a presença da diretora do Campus de Três Lagoas – Professora Dra. Larissa da Silva Barcelos e foi proferida pela Professora Dra. Regina Aparecida Marques de Souza e pelo Professor Dr. Tarcísio Luiz Pereira, teve a participação de professoras e acadêmicos do curso de pedagogia e do projeto “Roda Cutia: Danças circulares e brincadeiras de roda” coordenado pela Professora Dra. Ligiane Aparecida da Silva.
Estão envolvidas nessa ação 68 cursistas, todas professoras(es) atuantes da Educação Infantil da rede pública dos municípios de Três Lagoas, Selvíria, Brasilândia, Água Clara, Santa Rita do Pardo, Cassilândia.
O curso é na modalidade presencial e ocorrerá as sextas-feiras e sábados, são 360hs e 16 meses de formação.
A coordenação regional do curso destaca: “Formar professoras da educação infância é garantir o direito das crianças a uma educação de qualidade, inclusiva e socialmente referenciada”.
