Curso de Pós-Graduação: Sujetividades e práticas Teóricas-Metodológicas na Perspectiva da Educação Étnica e «Racial»

Postado por: WESLEY MIGUEL BIZERRA DE MELLO

Curso de pós-graduação: sujetividades e práticas Teóricas-Metodológicas na Perspectiva da Educação Étnica e «Racial»

Professor (es): Doutor Christian Muleka Mwewa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MS, Brasil)

Destinatários: mestrandas (os) do ProMEF, alunos de outros programas de mestrado e vagas disponíveis para alunos de educação permanente.

Datas e horários: 15, 17, 22, 24 e 29 de junho , das 18h às 21h

Modalidade: virtual

Inscrições pela SGAE até 11/06/21

Para inscrições externas envie e-mail para: bedeliaposgradoisef@gmail.com , indicando Nome, Sobrenome, CI e e-mail. (Todos os dados são obrigatórios)

Para outras perguntas, entre em contato com postgraduates.isef@gmail.com

>> Ver programa do curso

Christian Muleka Mwewa:
Coordenador e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação (Mestrado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/CPTL). Professor no Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS/Campo Grande). Líder do Grupo de Pesquisa Formação e Cultura em Sociedade – EduForp (certificado pelo CNPq). Doutor em Ciências da Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010) com estágio doutoral na Université de Paris I Panthéon-Sorbonne (2008); Mestre em Formación de Profesionales de la Formación (Máster Erasmus Mundus, MUNDUSFOR, 2009) pela Universidad de Granada-Es; Universitat Rovira i Virgili-Es e Universidade do Porto-Pt; Mestre em Ciências da Educação (Educação, História e Política) pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005); Graduado em Letras Português pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001); graduando em Letras Francês na mesma instituição (2002 – 2007, formação incompleta). Professor com dedicação exclusiva (DE) na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (Campus Três Lagoas/CPTL/MS). Foi investigador Visitante no Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade de Lisboa no ano letivo (2017-2018). Realizou uma estância de curta duração na Universidad Nacional de La Plata (Argentina, 2017). Realizou estudos pós-doutorais na Universidade Federal de Santa Catarina (2017- Núcleo de Estudos e Pesquisa da Educação na Pequena Infância-NUPEIN/UFSC/CNPq) e na Universidade Federal de Santa Maria (2017-2018 – Grupo de Estudos e Pesquisa Formação Cultural, Hermenêutica e Educação/UFSM/CNPq). Parecerísta ad hoc da revista Cadernos de Estudos Africanos do Centro de Estudos Internacionais do Instituto Universitário de Lisboa (CEI-IULisboa-Portugal). Avaliador ad hoc da Agencia Nacional de Investigación e Innovación (ANII), Uruguai. Foi parecerista Ad Hoc da CAPES ? Edital nº 45/2017 para a seleção do Professor Visitante no Exterior Júnior (2018). Foi parecerista Ad Hoc da CAPES – Programa PROBRAL/Edital nº 13/2018. É professor de Capoeira e outras manifestações Culturais Afro-brasileiras. Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (UFSC/CNPq); Membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade (UFMS/CNPq). Coordenador da Coleção Cenários na editora Nova Harmonia (São Leopoldo/RS/Br). Organizador dos livros: (1) Verso do anverso: teoria, crítica e literaturas africanas, (Ed. Nova Harmonia, 2011); (2) África e suas diásporas: olhares interdisciplinares (Ed. Nova Harmonia, 2008) e (3) do livro Sociedades desiguais (Ed. Nova Harmonia, 2009); autor do livro Cenários da Indústria cultural: corpo negro, cultura e capoeira (Ed. Nova Harmonia, 2009). Autor de diversos artigos sobre a temática da Educação, Cultura e Sociedade. Membro do comitê editorial da Poiésis – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da UNISUL; Membro do comitê científico da Revista Criar Educação – Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação – UNESC. Tem experiência na área de Ciências Humanas (Fundamentos da Educação). Atua, principalmente, nos seguintes temas: Teoria Crítica e Estudos Culturais, Relações étnico e «raciais» na infância, Educação (Formação) com interfaces com a Cultura, a Literatura, a Capoeira e outras Manifestações culturais de matriz afro-brasileira. Os seus projetos têm sido contemplados pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) nos Editais Pró-eventos em duas edições de 2011; Publicações (2011); e pelo CNPq no Edital das Ciências Humanas (CNPq, 2012) e Igualdade de Gênero (CNPq, 2012). Foi Editor da Revista POIÉSIS-RPPGE-UNISUL (2010-2013), QUALIS B2-Educação.

#

EM ESPANHOL

#

Curso de posgrado: Sujetividades e práticas Teóricas-Metodológicas na Perspectiva da Educação Étnica e “Racial»

Docente/s: Doutor Christian Muleka Mwewa (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, MS, Brasil)

Destinatarios: maestrandas/os del ProMEF, cursantes de otros programas de maestría y cupos disponibles para cursantes de Educación Permanente.

Fechas y horarios: 15, 17, 22, 24 y 29 de junio de 18:00 a 21:00

Modalidad: virtual

Inscripciones por SGAE hasta el 11/06/21

Por inscripciones de externos enviar mail a: bedeliaposgradoisef@gmail.com, indicando Nombre, Apellido, C.I. y mail. (Todos los datos son obligatorios)