Jornal do Centro Acadêmico de Medicina (ComuniCAMDPO) publica a 11ª edição!

Postado por: WESLEY MIGUEL BIZERRA DE MELLO
A décima primeira edição do ComuniCAMDPO está disponível!

Nessa edição, o jornal abordou várias datas comemorativas. No dia 14 de junho, é celebrado o Dia Mundial do Doador de Sangue e a coluna “Atualidades em Saúde”, deu um show ao trazer informação sobre o processo de doação, recomendações e ainda um pouco da história.

Além disso, celebrou-se no dia 15 de junho, Dia Mundial da Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, contando com informações diretamente da professora e geriatra Juliana Rezende acerca dos sinais de alerta para identificação. Na coluna Docentes na Med, a professora Juliana ainda discorreu sobre a sua especialidade em geriatria – suas impressões, o motivo de sua escolha, desafios em sua formação e ao exercer sua profissão. Nesse sentido, a matéria de capa aproveitou para trazer um tema pouco debatido, o Dellirium, que mesmo sendo uma síndrome descrita na literatura médica há mais de 2500 anos, permanece, ainda, subdiagnosticada.

A coluna “Socializando a Pauta”, abordou a saúde indígena dentro das aldeias brasileiras e como a Covid- 19, destacou dificuldades que agiam, antes mesmo, da pandemia. A matéria conta com a contribuição de dois discentes, alunos de medicina da UFMS de Três Lagoas, indígenas e de etnias diferentes, expondo, cada um, seus próprios relatos e impressões. Tem até indicação de reportagem! A “Arte na Med” trouxe o “Calouro Famoso”… Isso mesmo, do Caldeirão do Huck para os palcos da UFMS – CPTL. Está curioso? Clica aqui

Já a coluna “Você Sabia?” trouxe informações sobre os Tópicos em Acolhimento Acadêmico, matéria optativa do primeiro ano do curso de medicina que ajuda o aluno logo no início do seu ingresso na faculdade, quando, justamente, toda sua rotina é mudada, muitos vão morar sozinhos e isso exige uma grande adaptação. Essa reportagem contou com a participação da professora Ani Fabiana Berton, coordenadora da disciplina, que relatou como é estruturada a matéria. Na coluna de “Ligas Acadêmicas”, dessa vez é possível conhecer a COMLIG, que é a Comissão das Ligas Acadêmicas de Medicina.

Nessa décima primeira edição tivemos também o lançamento de uma nova coluna: “CRM Positivou, E aí?”, a qual visa abordar temas sobre a vida pós-formado, como CLT, PJ ou autônomo. Assim, irá trazer explicações claras e simples desses termos que a vida acadêmica, muitas vezes, não ensina.

Para finalizar, na última página dessa edição tivemos a publicação das melhores cantadas do correio elegante feito em parceria com a Atlética Soberana. Isto é, “O Amor Está no Ar”!

Para ter acesso a esta edição clique aqui

Não esqueça de nos seguir no Instagram @comunicamdpo para ficar por dentro das novas publicações e ter acesso a edições já publicadas.