Objetivos

O objetivo geral deste projeto é o estudo de viabilidade do turismo como indutor do fortalecimento das economias locais, com vistas à geração de uma proposta de desenvolvimento regional para a Região Turística da Costa Leste, MS.

Os objetivos específicos estão organizados em três anos de atividades:

1º. Ano – Institucional e de promoção e consolidação do projeto na região:

  • Levantar e adquirir obras bibliográficas relacionadas, direta e indiretamente, ao tema em estudos;
  • Realizar a 1ª. Viagem de Reconhecimento e de Pesquisa pelos municípios, fazendo a apresentação do projeto, buscando contatos interessados e subsídios para a melhor definição das potencialidades locais. Propor ações como: palestras, oficinas de sensibilização locais, marketing, etc (De acordo com o nível de interesse local – SEBRAE);
  • Envolver o SEBRAE na discussão de oportunidades de investimentos futuros em nível local e regional;
  • Realizar contatos políticos, organizar palestras junto às Câmaras de Vereadores e Associações Comerciais locais, provocar contatos locais a fim de que sejam discutidas e divulgadas propostas de maior integração entre os municípios;
  • Verificar o nível de interesse e de organização de cada município no que tange ao desenvolvimento das atividades relacionadas ao turismo, no seu município;
  • Provocar a criação, revitalização e/ou consolidação dos COMTUR´s – Comitês Municipais de Turismo;
  • Elaborar a caracterização das áreas dos municípios visitados;
  • Elaborar a caracterização geográfica regional;
  • Propor a criação de roteiros municipais;
  • Propor a criação de um catálogo de eventos locais;
  • Propor estratégias de promoção e marketing desses eventos locais, em nível regional;
  • Registrar, documentar e divulgar todas as etapas da viagem;
  • Identificar e localizar a partir do georreferenciamento, as principais potencialidades naturais, construídas e culturais locais;
  • Identificar e localizar a partir do georreferenciamento, as principais potencialidades turísticas naturais, construídas e culturais locais, passíveis de serem transformados em atrativos e produtos turísticos, passíveis de visitação;
  • Identificar, nas áreas de propriedades privadas, todos os proprietários e verificar se existe o interesse desses, em investir na atividade;
  • Agendar com os contatos locais as atividades in locu programadas; e
  • Participar eventos relacionados, com apresentação de trabalhos.

2º. Ano – Das ações “in locu”:

  • Realizar a 2ª. Viagem de Estudos e de Pesquisa nos municípios: (1) refazer a apresentação do projeto e os contatos locais; (2) Apresentar os mapas elaborados e os resultados prévios do trabalho em andamento; (3) Agendar eventos, palestras e oficinas locais;
  • Elaborar os mapas temáticos;
  • Iniciar a realização dos ciclos de palestras de informação e das oficinas de capacitação de mão de obra locais (a definir)
  • Trazer experiências exitosas em nível estadual e nacional;
  • Discutir a criação de roteiros municipais;
  • Viabilizar a criação de um catálogo dos eventos locais;
  • Analisar os atrativos identificados buscando a sua caracterização como “atrativos âncora”;
  • Definir estratégias de promoção e marketing dos eventos locais, em nível regional;
  • Organizar os dados e materiais levantados e coletados com vistas a sua divulgação, análise e disponibilização para outros trabalhos e grupos de pesquisa, acadêmicos e públicos, que tenham os estudos da região da Costa Leste como foco;
  • Participar eventos relacionados, levando as experiências vivenciadas; e
  • Registrar, documentar e divulgar todas as atividades e promoções.

3º. Ano – Da avaliação dos resultados:

  • Realizar contatos em nível local e nacional e provocar contatos políticos a fim de que sejam discutidas e divulgadas propostas de melhor integração das atividades relacionadas ao Turismo, entre os municípios;
  • Elaborar um projeto de sinalização turística de acordo com a normas do MinTur. Diante da evolução dos trabalhos.
  • Realizar contatos acadêmicos em nível nacional e internacional a fim de que sejam divulgadas as realidades e discutidas as metodologias propostas, as dificuldades e acertos;
  • Provocar, a partir dos contatos, futuras parcerias de estudo, pesquisa e extensão;
  • Elaborar um banco de imagens;
  • Diante das perspectivas do projeto, apresentar ao final um vídeo promocional da região da Costa Leste; e
  • Produzir relatório técnico com os resultados dos trabalhos realizados.