Projeto de Extensão Universidade Necessária convida a comunidade para encontro de estudos sobre América Latina

Postado por: MARIA FERNANDA PELLOSO CARBONEZE

O Projeto de Extensão Universidade Necessária convida toda a comunidade para os encontros de estudos que terão início com a leitura do livro As veias abertas da América Latina, cuja obra dá um panorama geral de acontecimentos importantes desde a invasão da América pelos europeus até o período das ditaduras militares, quando ocorre a publicação em 1971. Algumas edições contam ainda com um Prefácio de 2010 com uma análise contundente da nossa história recente.

O livro permite instigar os leitores a aprofundar os estudos sobre distintos países e buscar dezenas de referências de autores do pensamento crítico, inclusive brasileiros, citados na bela escrita de Eduardo Galeano.

Ao longo dos encontros, vamos dando indicações de mais leituras, filmes, músicas, poesias e sugestões de viagens, entre outras dicas para você mergulhar conosco na história dos povos de Nuestra América ou Pátria Grande, como sonharam os lutadores José Martí e Simón Bolívar.

Para o público interno, o livro pode ser emprestado na biblioteca da UFMS. No endereço é possível baixar o PDF do livro e se inscrever: https://linktr.ee/universidade.necessaria

PRIMEIRO ENCONTRO: 21/3 às 15h (MS), 16h (Brasília), no Labeped, Bloco VI do Campus II, UFMS-Três Lagoas, com acesso pelo Meet para os que não residem na cidade.

Leitura: Do início ao texto “Esplendores de Potosí: o ciclo da prata” (p. 24 do PDF).

Esperamos você!