A ARTE CLOWN E A HUMANIZAÇÃO EM CUIDADOS PALIATIVOS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

Postado por: Gestor do Site

A fim de buscar a humanização em Cuidados Paliativos, através da realização de atividades lúdicas, teatro, dança, música e poesia junto a pacientes elegíveis na Atenção Primária à Saúde, o projeto de extensão ‘Cuidados palhaços-ativos na Atenção Primária à Saúde‘, sob a coordenação da professora Dra Juliana Dias Reis Pessalacia, surgiu a partir do interesse de um grupo de alunos do curso de Medicina do CPTL/ UFMS em realizar atividades lúdicas junto a pacientes hospitalizados. Contudo, durante a vivência dos alunos em um projeto voltado para os Cuidados Paliativos na Atenção Primária e mediante à experiência da coordenadora na atividade clown junto a pacientes elegíveis para Cuidados Paliativos, surgiu a ideia de levar alegria e descontração a este tipo de paciente.

Com a participação de 25 alunos, dos cursos de Medicina e Enfermagem do CPTL, 1 aluna de Mestrado, 6 docentes, 1 técnico da UFMS e de 2 psicólogos pertencentes à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Três Lagoas, o projeto encontra-se em etapa de formação do grupo, sendo realizadas oficinas de formação quinzenais nas diferentes temáticas: teatro, música, dança, poesia.

As oficinas estão previstas para serem concluídas até dezembro de 2017, sendo ministradas por profissionais com reconhecida formação em arte e cultura. Contudo, posteriormente a formação do grupo, serão iniciadas atividades de pesquisa e extensão junto a pacientes elegíveis para Cuidados Paliativos no domicílio.

O projeto de capacitação foi aprovado no Edital Mais Cultura Interior da UFMS, contando com o financiamento de materiais de consumo para a realização das oficinas. Também conta com a parceria da Liga de Cuidados Paliativos (LACP) do CPTL, do Grupo de Teatro Identidade do CPTL, do projeto Literatura e outras artes e do SICREDI Três Lagoas, o qual financiou as fantasias dos palhaços.

Assim, espera-se alcançar um grande número de pacientes elegíveis para Cuidados Paliativos, proporcionando melhora da qualidade de vida dos mesmos.