Campanha Eu Respeito – UFMS – Desmistificando a Saúde Mental – Seu preconceito tem nome: Psicofobia (12 de abril)

Postado por: Vitor Otávio
Como parte da Campanha Eu Respeito organizada pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PROAES/UFMS), convidamos os (as) acadêmicos (as) do CPTL para participar da ação do mês de abril, cujo tema é SAÚDE.
O Campus de Três Lagoas abordará o combate ao preconceito contra os portadores de transtornos e deficiências mentais – psicofobia.
Segundo a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), a psicofobia é entendida como todo e qualquer preconceito contra quem possui doença ou transtorno mental.
O dia 12 de abril representa a data de nascimento de Francisco Anysio de Oliveira Paula Filho, Chico Anysio, símbolo da luta ao preconceito contra os portadores de transtorno mental.
As ações estão previstas para sexta-feira, 12 de abril, e incluem:
  • Intervenções artísticas (esquete) ao longo do dia em diferentes locais de circulação do Campus, conduzida pelos acadêmicos Daniel Dutra (Enfermagem) e Flávio Faccioni (Mestrado – Letras) do CPTL para sensibilizar a comunidade acadêmica sobre o que é psicofobia;
  • Painéis interativos espalhados pelo Campus para estimular a expressão de sentimentos e percepções sobre saúde mental na universidade;
  • Cartazes com frases de impacto, perguntas e reflexões sobre situações relacionadas a transtornos mentais na universidade;
  • Exibição de videos sobre transtornos mentais na universidade seguida de roda de conversa, das 13h às 17h, no Anfiteatro da Unidade VI, conduzida pela equipe da Secae/CPTL.
Contamos com a participação de todos (as)!
Atenciosamente,
Equipe Secae/CPTL;