Ação de economia solidária une Universidade e município na luta contra a covid-19

Preocupados com a situação econômica do país nos próximos meses devido a pandemia do novo coronavírus, professores e acadêmicos do Campus de Três Lagoas criaram o projeto “Juntos com você: UFMS e Três Lagoas contra a covid-19”, uma rede colaborativa de enfrentamento socioeconômico da crise.

O objetivo da iniciativa é colaborar com aqueles que realizam atividades de produção de bens, prestação de serviços, finanças solidárias, trocas e comércio justo, e que foram afetados pela restrição da livre circulação de pessoas no município de Três Lagoas.

Foram feitos grupos nas redes sociais e no WhatsApp, abrindo espaço para postagens e divulgação de produtos e serviços, gerando solidariedade entre os consumidores para que eles priorizem os pequenos e médios comerciantes locais.

Segundo a professora do curso de Direito, Heloisa Portugal, a iniciativa nasceu pela preocupação da subsistência dos acadêmicos que dependem da vida no campus, e isso chamou a atenção para o efeito cascata do isolamento nas pequenas economias de venda direta. “Com uma maior estada das pessoas em suas residências, elas deixarão de contratar os serviços de auxílio na limpeza, assim, aqueles que tem renda proveniente desses serviços, serão comprometidos. Logo, ao final do mês, as contas não são pagas e as dívidas só aumentam”.

Diversos alunos têm participado e colaborado com essa iniciativa, dentre elas a acadêmica de Medicina, Giulia Barbosa, que enfatiza a necessidade da rede colaborativa, pois aproxima as pessoas, respeitando as restrições determinadas para prevenção da covid-19. “Através de grupos virtuais, comerciantes autônomos podem divulgar seus produtos e serviços, mantendo ou mesmo expandindo sua clientela, ao mesmo passo em que se garante um espaço de troca de informações e experiências”, afirma.

Os empreendedores que são parte da comunidade acadêmica da UFMS e foram diretamente afetados pelo contexto atual integram o projeto, como é o caso de Camilla Matos, estudante de Direito. “Aqui em Três Lagoas componho com pelo menos 40 trabalhadores autônomos o projeto Juntos com Você, uma rede colaborativa que tem como objetivo a divulgação desses trabalhos e a ajuda mútua. Portanto, peço, a todos e a todas que deem preferência aos produtos locais e pequenos negócios. Desta forma, ajudamos a nossa comunidade a resistir com dignidade nesse momento tão delicado”.

Acesse os grupos virtuais e faça parte dessa rede colaborativa e solidária!

Facebook: https://www.facebook.com/groups/juntoscontracovid19/

WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/CENtiWwMr5Z3NAqQX0mt6L