Evento on-line celebra os 50 anos do Campus de Três Lagoas

Em 2020, o Campus da UFMS, em Três Lagoas, celebra seus 50 anos e para comemorar tamanha conquista e marco na história do ensino superior público do município e da região, o Campus realiza o evento “Fecundar o chão no Ensino Superior: os 50 anos do Campus de Três Lagoas”.

A comissão responsável pelo planejamento e execução do projeto conta com mais de 20 integrantes, sendo eles professores, estudantes e técnicos-administrativos do CPTL, representando os cursos de graduação (licenciatura e bacharelado) e pós-graduação ofertados pela unidade.

A professora Regina Aparecida de Souza, presidente da Comissão Organizadora local e egressa do CPTL, expressou sua alegria em poder comemorar os 50 da instituição. “O tema sugerido por nós e aceito pelos(as) colegas de comissão me faz lembrar que foi num chão fecundo que, em meados de 1969, um pequeno grupo de sonhadores(as) espalharam sementes fecundas e abriram o quintal de Três Lagoas para a formação de professores(as) em cinco cursos: Geografia, História, Letras, Matemática e Pedagogia”.

Para a professora Taísa Peres de Oliveira, uma das organizadoras, a celebração também visa promover um debate sobre as metas e os desafios e as perspectivas do Ensino Superior, unindo graduação e pós-graduação para pensar, de forma conjunta, suas perspectivas e desafios.

Taísa também acrescenta que o Câmpus oferece um espaço de formação e aperfeiçoamento para Três Lagoas e região, com impactos em diversos setores da estrutura social e econômica da região, e, por essa razão, a comunidade externa está inclusa no público-alvo que o evento deseja alcançar. “Várias atividades programadas estão sendo pensadas para a comunidade externa, como minicursos e oficinas de interesse do público geral”, conta.

O evento, que inicialmente seria realizado nas dependências do Câmpus de Três Lagoas, teve de ser adaptado para o meio virtual devido à pandemia da Covid-19 e à suspensão das atividades presenciais. Sendo assim, plataformas como Google Meet e YouTube foram os meios alternativos escolhidos para a realização das atividades propostas. “Vivemos um momento complicado, a pandemia COVID-19 nos colocou em distanciamento social, impossibilitando as aulas e eventos presenciais, nos colocando de cabeça para baixo, mas a Comissão enfrentou todo o desafio de organização online”, disse a presidente da comissão.

O diretor da unidade, professor Osmar de Jesus Macedo, afirma desejar que, com o evento, seja possível apresentar à comunidade a realidade do Campus e comemorar a tão especial data, contando com a participação de todos. “Nesses 50 anos foram muitas pessoas que passaram pelo Campus e cada uma deixou um tijolinho e contribuiu com o seu conhecimento, disposição e capacidade, e hoje somos o que somos e queremos ser mais!”, declara.

O cronograma do evento ainda está sendo montado, contudo, as previsões são para que no fim de agosto ocorra o início das festividades, para que sejam desenvolvidas durante todo o mês de setembro.

ATENÇÃO –  Está aberta a seleção de bolsistas de extensão aos estudantes de graduação, para atuarem em eventos da Universidade. As bolsas terão o valor de R$ 400. Há oito vagas destinadas ao evento em comemoração ao jubileu do campus , que tem como principais funções auxiliar na divulgação nas mídias sociais, assessorar o mediador durante as sessões online, assessorar no processo de inscrição, entre outras. Para saber mais, clique aqui.