Desafios da Educação Superior: telemedicina, estágio e residência

A Semana de Desenvolvimento Profissional da UFMS, que está em sua reta final, trouxe na manhã desta quinta-feira, por meio do painel organizado pelo Campus de Três Lagoas (CPTL), a discussão “Desafios da Educação Superior: telemedicina, estágio e residência”.

Mediado pela servidora Priscila Keila de Mendonça, o evento foi assistido por mais de 200 espectadores e contou com a participação de Jefferson Patrik Germinari, escrevente técnico no Tribunal de Justiça do estado de São Paulo, que teve sua fala voltada para os desafios profissionais da telemedicina; e de professores do Campus de Três Lagoas. Para representar a área da saúde estavam os presentes Juliana Dias Reis e Priscilla Balderrama, que trataram sobre os desafios profissionais da telessaúde e a importância das clínicas na formação profissional, respectivamente. Representando o ramo jurídico, os professores de Direito, Cleber Affonso Angeluci e Evandro Carlos Garcia, abordaram os desafios da Educação Superior e a importância dos estagiários na formação profissional.

“Questões relacionadas a formação voltada para atuação prática do estudante da UFMS em diferentes áreas do saber, tais como o estágio e a formação do estudante na área da saúde com enfoque para a telemedicina e telessaúde foram tratadas, bem como a importância das clinicas na formação dos estudantes”, explicou a palestrante Juliana, que descreveu a oportunidade como uma experiência muito rica.

Mylena Escudero, estudante que acompanhou o painel, ressaltou a importância do evento, visto que possibilitou uma melhor compreensão sobre a junção da saúde com a tecnologia, a evolução da telemedicina e prestou diversos esclarecimentos sobre as legislações referentes aos estagiários. “É muito legal que a UFMS desenvolva esse projeto, principalmente nesse período de pandemia que estamos vivendo, até porque não conseguimos ter a visão de como vão ser os costumes e rotina no nosso ‘novo normal’”.

Já o professor Cleber destacou a organização da Semana de Desenvolvimento Profissional e as instigantes temáticas propostas que oportunizam a troca e o debate de ideias, fundamentais para o crescimento de todos como cidadãos conscientes. “Apesar de estar sendo realizada de forma virtual, não deixa de ser um momento importante de reflexão quanto ao presente e ao futuro da vida pessoal e profissional dos acadêmicos e professores”, ressaltou.

Serviço

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Aos inscritos que já participaram de atividades e preencheram as listas de frequência, a organização informa que a emissão de certificados será feita pelo SICERT no link: https://certificados.ufms.br/. O participante será avisado sobre a disponibilidade do certificado pelo e-mail cadastrado no ato de inscrição.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)