Desafios das relações étnico-raciais são temas de live nesta quinta-feira

Educação para as relações étnico-raciais: desafios contemporâneos é o tema da live que será realizada nesta quinta-feira, 10, pelo curso de Pedagogia do Campus de Três Lagoas. O evento integra a programação do jubileu do curso e do CPTL e será exibido a partir das 19h no Google Meet através do link. Posteriormente será possível assistir também no canal da TV UFMS no Youtube.

A live tem como objetivo suscitar reflexões acerca da importância de se garantir, no âmbito da escola e da universidade, espaços cada vez mais amplos para os grupos étnicos historicamente marginalizados no país. O evento conta com a participação das professoras da UFMS Silvana Alves da Silva Bispo, da Universidade Federal do Paraná Lucimar Dias e das professoras da rede pública de ensino Cidolina de Fátima e Edinéia Borges.

“Como presidente da comissão, posso dizer que a equipe está bastante envolvida. Temos vários professores que fizeram a graduação no CPTL e isso é motivo de orgulho, teremos, ao longo do semestre, atividades variadas que visam refletir sobre a educação e o nosso papel neste cenário. Contamos com a presença de todos”, conta a professora Silvana.  Ela acrescenta que essa é a primeira live do curso de Pedagogia. “Nosso propósito é apresentar a história de vida e escolarização de professoras que buscam por práticas humanizadoras, a fim de que o racismo e as práticas preconceituosas não tenham espaço”, ressalta. “Trata-se de trazer para o debate um tema que, por várias vezes, foi silenciado”, destaca.

Lucimar Dias, da UFPR, irá apresentar material paradidático – coleção Outras Histórias: culturas afro-brasileiras e indígenas – do qual ela é uma das autoras e que tem como objetivo mostrar as contribuições do povo negro e indígena para o país. “Para que as práticas de combate ao racismo e discriminação racial ocorram é necessário políticas de esclarecimento, desvelamento e enfrentamento”, conta Lucimar. Ela vem se dedicando nos últimos anos à formação de professores, principalmente da Educação Infantil.

“O Movimento da Mulher Negra surgiu com a ideia de celebrar o dia 25 de julho em dedicação às mulheres negras

latino-americanas e caribenhas. Lutamos contra a discriminação, em busca da inserção no mercado de trabalho e também da valorização étnico-racial por parte das escolas. A celebração vai culminar no evento que será realizado neste dia 10”, comenta a professora aposentada da rede pública Cidolina de Fátima da Silva Souza. Ela é militante nas causas pela valorização da educação e participante do Movimento da Mulher Negra, através do Conselho Municipal dos Direitos do Negro. “A Universidade tem grande importância para a conquista do espaço da mulher negra na sociedade”, completa.

A professora Ligiane Aparecida da Silva, que coordena o projeto de extensão Jubileu Pedagogia – UFMS/CPTL

explica que a live dará início a uma sequência de intensos trabalhos a serem realizados em comemoração aos 50 anos do curso. Segundo a professora, debates, minicursos e ações teórico-práticas estão em andamento e serão disponibilizadas ao público ao longo deste segundo semestre. “Será uma grande honra oportunizar às comunidades interna e externa o acesso a debates e a conhecimentos dessa natureza, imprescindíveis à formação de professores na atualidade e ao próprio exercício da cidadania”, declara.

“Comemorar o jubileu do curso de Pedagogia tem sido uma tarefa desafiadora, afetiva e de grande significado para o corpo docente em exercício no curso, bem como para toda a equipe de colaboradores, afinal, se trata da história de todos nós, de décadas dedicadas à formação de profissionais da educação comprometidos socialmente. Queremos registrá-la para honrar os esforços daqueles que nos antecederam e motivar os que estão chegando. Neste sentido, a palestra desta quinta-feira cumpre o papel de abrir com chave de ouro nossas atividades”, finaliza Silvana.

Texto: Cristiane Silva (estagiária da Agecom no CPTL)