Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos terá 10 novos integrantes

O processo seletivo para a Liga Acadêmica de Cuidados Paliativos (LACP) da UFMS resultou em 16 acadêmicos dos cursos de Enfermagem e Medicina do campus de Três Lagoas classificados para as dez vagas. O resultado final está disponível no edital ao final desta matéria.

Dentre os selecionados, a estudante Thaylla Pereira dos Santos, que ocupa a primeira posição entre os acadêmicos de Enfermagem, expressou felicidade por sua conquista e ansiedade para participar das demandas como integrante da liga. “Eu já tinha uma vontade muito grande de fazer parte da liga porque participei de um projeto, que consistia em capacitações em clown e visitas domiciliares aos pacientes em cuidados paliativos. Nós fazíamos essas visitas caracterizados, então os cuidados paliativos já chamaram minha atenção desde esse projeto incrível, logo que entrei na faculdade, em 2017!”.

Para a coordenadora da liga acadêmica, professora Juliana Pessalacia, é uma grande satisfação receber os novos integrantes. Segundo a professora, a participação dos alunos possibilita experiências teóricas e práticas que contribuem para sua formação pessoal e profissional. “Conversamos sobre a finitude da vida e sobre a morte.  Esta reflexão nos ajuda a ressignificar a vida, valorizando detalhes e experiências que antes não eram percebidos. Falar sobre morte é falar sobre a vida”.

Além disso, ressaltou a coordenadora, o momento atual traz inúmeros desafios para área de ensino e saúde, principalmente para os cuidados paliativos. “Acreditamos que a LACP poderá contribuir para melhorar a qualidade de vida de pacientes que vivenciam doenças crônicas fora de possibilidades de cura, através de ações voltadas para o acolhimento e a vinculação junto a pacientes e familiares durante o período de pandemia da Covid-19”, relatou.

Confira o edital completo:

Download (PDF, 176KB)