Universidade da Melhor Idade realiza eventos em celebração aos 50 anos do campus

O projeto de extensão Universidade da Melhor Idade (UMI), campus de Três Lagoas (CPTL), realiza o evento virtual “Jubileu de ouro 50 anos CPTL/UFMS e UMI: uma abordagem multidisciplinar”. A ação faz parte das comemorações do aniversário do campus e está sendo transmitida no canal do projeto UMI-UFMS.

A programação é aberta a toda a comunidade e haverá emissão de certificados para os participantes. Segundo a coordenadora, professora Vanessa Casotti, empenho, responsabilidade, dedicação e muita luta definem esse momento. “São 50 anos de cursos superiores públicos em Três Lagoas, contribuindo para o desenvolvimento social, cultural e econômico local”, disse.

Para a professora Larissa Mascaro, presidente da comissão, que irá organizar os demais eventos do curso de Direito em celebração ao Jubileu de Ouro do CPTL, é uma honra iniciar as comemorações pelas palestras e minicursos oferecidos pela Universidade da Melhor Idade. “A UMI tem um papel social e de produção de conhecimento de destaque, tanto atendendo a população idosa de Três Lagoas e região, como também despertando os acadêmicos para a área de atuação profissional em prol dos idosos”.

Programação

Para a tarde de hoje, primeiro de outubro, está programada a palestra “Cuidado com os pés e mãos”, às 14h, iniciada com a fala da professora Inês Francisca Neves, coordenadora do projeto “Informática para idoso” e ministrada por Ana Rita Martins de Souza.

Amanhã, 2, o tema será “Distúrbios de saúde mental e isolamento social”, às 14h, ministrado pelo professor Edirlei Machado, coordenador da Liga Acadêmica de Psiquiatria e Saúde Mental UFMS/CPTL e pela psiquiatra Patrícia Afonso de Almeida. O encontro será mediado pela discente do curso de Medicina, Luany Vanessa Ratier, bolsista do projeto de extensão UMI.

Toda a programação é transmitida e ficará disponível no canal UMI-UFMS, onde já pode ser acessada a palestra “O panorama dos direitos das pessoas idosas no Estatuto do Idoso”, ministrada por Maurício Ferreira da Cruz. O palestrante é egresso de Direito do campus e atual docente da Faculdade Morgana Potrich, da cidade de Mineiros em Goiás.