Projeto “Repensando o Direito Processual” inicia atividades

A palestra “Direito Processual e a Teoria do Direito”, ministrada pela professora Maria Angélica Feijó deu início ontem, 8, às atividades do projeto de ensino de graduação “Repensando o Direito Processual”. A ação é realizada pelos professores do curso de Direito da UFMS, campus de Três Lagoas, Aldo Aranha de Castro, Caricielli Maísa Longo e Luiz Renato Telles, juntamente com as acadêmicas Larissa Viana e Danielle Amaral.

Virtualmente, mais de 120 pessoas assistiram à palestra, que foi a primeira de doze programadas para realização entre outubro e novembro, de forma gratuita e remota. O intuito do projeto, segundo os professores organizadores, é promover uma imersão e melhor compreensão dos acadêmicos, e do público em geral, acerca do universo processual, que é tão importante para a formação acadêmica e, posteriormente, para a sua utilização na prática.

A série de palestras, que terá a presença de reconhecidos profissionais do Direito Processual brasileiro, tanto na esfera processual civil quanto na processual penal, já possui quase 300 inscritos, entre estudantes e público externo. Para o professor e organizador, Aldo Aranha de Castro, a expectativa é de um evento de qualidade e muita relevância para Três Lagoas e região. “A primeira edição ocorre justamente no ano em que o Campus comemora os seus 50 anos, o que é algo muito gratificante e de muita alegria. Estão todos convidados a participarem”, ressaltou.

a as estudantes Larissa e Danielle, é uma honra estarem envolvidas no planejamento e execução do projeto. Elas evidenciaram que será um evento de grande proveito e aprendizado, pois há uma boa diversificação dos palestrantes, que trarão análises de vários ramos e aplicações do Direito Processual em situações distintas.

A universitária do 7º semestre de Direito do CPTL Ana Júlia Barbosa disse que as expectativas para o evento são as melhores possíveis. “O projeto atua como facilitador na proximidade dos estudantes de Direito com profissionais extremamente relevantes ao Direito Processual, os quais de modo imprescindível acrescentarão no conhecimento técnico e científico dos participantes”, disse.

INSCRIÇÕES

As inscrições são totalmente gratuitas e estarão abertas até a véspera de cada palestra. Os interessados podem acessar este link.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES

Palestras no período diurno:

• Maria Angélica Feijó – O direito processual e a teoria do direito – 08/10/2020 às 09h (horário de Brasília);
  • Thiago Caversan Antunes – A coisa soberanamente julgada no CPC/2015 – 15/10/2020 às 9h (horário de Brasília);
  • Olivar Augusto Coneglian – Aspectos processuais das ações eleitorais – 29/10/2020 às 9h (horário de Brasília);
  • Regina Célia de Carvalho Martins – Negócio Jurídico Processual – 06/11/2020 às 09h (horário de Brasília);
  • Larissa Beschizza Cione – Cumprimento de sentença: aspectos estruturais e novidades trazidas com o CPC/2015 – 12/11/2020 às 09h (horário de Brasília);
  • Sérgio Seiji Shimura – Incidente de Desconsideração da Personalidade Jurídica – 18/11/2020 às 11h (horário de Brasília);
  • Julizar B. Trindade Jr. – Aspectos gerais da prova no Processo Civil – 27/11/2020 às 09h (horário de Brasília).

Palestras no período noturno:

• Paulo Cézar dos Passos – A visão do STF e o Tribunal do Júri – 08/10/2020 às 20h (horário de Brasília);
  • Fábio Jun Capucho – Recursos aos Tribunais Superiores – 13/10/2020 às 20h (horário de Brasília);
  • Gisele Mazzoni Welsch – O papel e relevância dos tribunais superiores em tempos de pandemia – 14/10/2020 às 20h (horário de Brasília);
  • José Luiz Mansur Júnior – Pacote anticrime e seus reflexos no processo penal – 29/10/2020 às 20h (horário de Brasília);
  • Abrão Amisy Neto – Standart probatório no processo penal – 05/11/2020 às 19h (horário de Brasília);
  • Gustavo Gottardi – Sistema jurídico brasileiro e a formação dos precedentes judiciais – 12/11/2020 às 20h (horário de Brasília);
  • Heitor Vitor Mendonça Sica – Execução Judicial e Desjudicializada – 16/11/2020 às 19h (horário de Brasília);
  • José Miguel Garcia Medina – Admissibilidade do recurso especial – 24/11/2020 às 19h (horário de Brasília);

Para mais informações, acesse o instagram do evento (@rdpufms).