Oportunidades de mobilidade são apresentadas em Seminário Internacional

Foi em 2017 que a internacionalização passou a ser institucionalizada na UFMS com a criação da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Relações Internacionais (Aginova) e da Divisão de Relações Internacionais (Dirin), a instituição do Comitê de Gestão de Inclusão, Internacionalização e Ações Afirmativas e, na sequência, a aprovação do Plano Institucional de Internacionalização.

Desde então, é crescente a oferta de possibilidades, como as apresentadas hoje na palestra “Oportunidade de Mobilidade Internacional outgoing e incoming na UFMS: graduação e pós-graduação”, como parte integrante do “Seminário Internacional on-line da UFMS”.

“A Internacionalização é um assunto extremamente amplo, e temos tentado abarcar todas as estratégias. É um projeto lento, mas estamos avançando cada vez mais”, afirma a chefe da Dirin, Carolina Nantes.

Se somam as ações rumo à internacionalização os cursos de EMI (English as a Medium Instruction), aplicado aos professores que passam a ministrar na graduação e na pós-graduação disciplinas em inglês; o Regulamento de mobilidade acadêmica internacional; instrução processual para acordo de cooperação internacional, Idiomas sem fronteiras, websites de PPGs com língua estrangeira e Programa Be_a_Doc (Grupo Coimbra), para estudantes incoming.

Estão em execução também o Projeto de Desenvolvimento Institucional “UFMS Internacional”, o projeto de extensão “Tradução para a Internacionalização”, o curso de Introdução à Cultura Chinesa (Grupo Coimbra) e os programas de mobilidade internacional Bracol, com a Colômbia, Bramex, com o México e UPorto, com a Universidade do Porto, em Portugal.

Os próximos editais de seleção para Bracol e Bramex estão previstos para fevereiro a abril de 2021 e da UPorto para abril de 2021.

Está sendo lançada também a dupla-diplomação do curso de Direito, a partir de acordo de cooperação entre a UFMS e a Universidade de Camerino, na Itália. Também haverá, em breve, programas de mobilidade internacional com o Instituto Superior de Lisboa (IST) e a Universidade de Coimbra, em Portugal.

Entre os desafios para a expansão da internacionalização estão a variedade das possibilidades, o impacto da Covid-19, negociações/normatizações das instituições estrangeiras, o conhecimento de idiomas estrangeiros pelos estudantes e professores e a participação proativa de docentes e alunos.

“A internacionalização precisa ser abraçada por toda a Universidade. Podemos fazer acordos voltados para mobilidade, projetos conjuntos, apenas uma pesquisa, intercâmbio de curta duração, então, as variedades são imensas, por isso é um desafio consolidar tudo isso dentro da Instituição”, diz Carolina.

Outra questão importante é a preparação. Os interessados devem conhecer as normas, definir destino, preencher os requisitos (idioma, rendimento), aguardar o aceite, regularizar vínculo e, por fim, aproveitar muito a experiência cultural e profissional.

“Participar de mobilidade acadêmica internacional é enxergar o mundo além do seu espaço”, completa Carolina.

A Dirin convida a todos ainda a abração a proposta de ser um amigo internacional, acompanhando e até acolhendo estrangeiros em casa. “É uma oportunidade de praticar um idioma estrangeiro, conhecer culturas diferentes, fortalecer seu conhecimento sobre internacionalização e apoiar a internacionalização da sua instituição de ensino”, diz.

Também foi apresentado pelo coordenador da Administração Acadêmica, da Pró-reitoria de Graduação, Cristiano Costa, o Programa de Estudantes-Convênio de Graduação (PEC-G), destinado aos estudantes estrangeiros com objetivo de formar profissionais em nível superior que retornam aos seus países para se tornarem agentes de transformação social e promoção do desenvolvimento socioeconômico.

“Na UFMS, desde o início do Programa, já recebemos 73 estudantes, sendo 22 ativos, 31 diplomados, dois transferidos e 18 desligados sem diplomação. Está aumentando a quantidade de países que firmam contratos bilaterais com o Ministério das Relações Exteriores para o PEC-G”, expõe o coordenador. Atualmente, existem três tipos de auxílios para os estudantes do PEC-G: bolsa mérito, bolsa do MRE e Bolsa Promisaes.

Saiba mais aqui.

Sugestões e informações sobre oportunidade acadêmica internacional podem ser obtidas em https://aginova.ufms.br/unidades/relacoes-internacionais/

Texto: Paula Pimenta