Começa hoje a Semana Acadêmica de Letras

A segunda semana acadêmica do curso de Letras, do Campus de Três lagoas começa nesta terça-feira, 27, com diversas atividades planejadas e uma programação repleta de renomados convidados. O evento vai até o dia 29 e pode ser acompanhado on-line, por meio do canal do campus: “UFMS- Campus de Três Lagoas”.

Com mais de 480 inscritos, a realização integra as celebrações dos 50 anos do Campus de Três Lagoas e do curso de Letras. Serão abordados nesta edição o impacto social e político que a formação de profissionais de Letras gera para a sociedade, reforçando a importância da área para o desenvolvimento intelectual e humanístico do cidadão.

Segundo os professores organizadores, Taísa Peres de Oliveira e Michel Gustavo Fontes, a programação do evento conta com temáticas variadas, como por exemplo a linguística e a exclusão social pela linguagem, a linguística do texto e o combate as fake news.

“Nossa semana tem esse propósito de promover uma reflexão crítica sobre o papel do curso de Letras na sociedade do século 21, sobre o papel das humanidades no mundo contemporâneo, como disse Oswald Andrade, ‘nenhuma fórmula para a contemporânea expressão do mundo. Ver com os olhos livres’”, disse o coordenador do curso Ricardo Magalhães.

A primeira palestra será realizada às 14h, sobre as contribuições sociais e políticas dos estudos linguísticos. Foram convidadas para discutir o assunto as professoras Anna Christina Bentes, da Universidade Estadual de Campinas, e Mônica Veloso Borges, da Universidade Federal de Goiás.

Confira a programação completa do evento:

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)