LETRAS

Nome do Curso: CURSO DE LETRAS DE TRÊS LAGOAS / UFMS

Sigla do Curso: LT/CPTL

 

Coordenador do curso: Prof. Dr. Michel Gustavo Fontes

 

Resumo
Concebe-se a linguagem como forma de interação humana na prática social; como mediadora/constitutiva da “ação que modifica, que transforma” (ORLANDI, 1984, p. 83-131), que produz o conhecimento nas diferentes áreas do saber; como produto de estudos e reflexões, nas Letras, aqui entendidas como objeto histórico e social em constante produção e transformação, nas relações de interlocução; e que, em sua objetivação como língua também não está pronta e acabada, O objetivo do curso de Letras “é formar profissionais interculturalmente competentes, capazes de lidar, de forma crítica, com as linguagens, especialmente a verbal e a visual, nos contextos oral e escrito, e conscientes de sua inserção na sociedade e das relações com o outro” (MEC). Projeto Pedagógico do Curso norteia-se pelos seguintes objetivos, de forma integrada, uma vez que os objetivos específicos deste curso de Graduação são pautados pelos indicadores do perfil desejado e pelo detalhamento das competências e habilidades a serem trabalhados.

 

Objetivos
Formar professores para atuar no ensino da Língua Portuguesa, Espanhola e Inglesa, como também suas respectivas Literaturas, em níveis fundamental e médio; descrever e analisar fatos lingüísticos e literários sob determinada perspectiva teórica; desenvolver instrumental necessário à análise da estrutura da língua falada, escrita e de sinais, a fim de compreender as especificidades de cada uma, em especial as línguas espaço-visuais; conhecer, identificar e analisar as diferentes variações lingüísticas e o uso que delas fazem os sujeitos sócio-históricos, e ensinar a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como meio de comunicação objetiva e de utilização corrente das comunidades surdas do Brasil.

 

Disciplinas
A concepção do curso de Letras e seus critérios de organização da matriz curricular atendendo ao artigo 11 da Resolução CNE/CP 1, de 18 de fevereiro de 2002, é expressa por eixos em tornos dos quais se articulam dimensões a serem contemplados: I – Eixo articulador dos diferentes âmbitos de conhecimento profissional. II – Eixo articulador da interação da comunidade, bem como do desenvolvimento da autonomia intelectual e profissional. III – Eixo articulador entre disciplinaridade e interdisciplinaridade. IV – Eixo articulador dos conhecimentos a ser ensinados e dos conhecimentos filosóficos, educacionais e pedagógicos, que fundamentam a ação educativa. V – Eixo articulador das dimensões teóricas e práticas.

 

Profissão
Ao final do curso, o licenciado em letras deverá caracterizar-se por: 1)Sólida formação nos estudos da linguagem e da literatura; 2) Capacidade de elaborar, analisar e avaliar produção oral e escrita em português (licenciatura português – literatura) e em português/inglês (licenciatura português/inglês); 3) Capacidade de discernimento de manifestações artístico-culturais, principalmente a literatura.

 

Habilitação em Português/Espanhol
  • Estrutura Curricular
  • Horário do Semestre (2015/2) – Em atualização
  • Normas e Regulamentos
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Estágio Obrigatório
    • Atividades Complementares
Habilitação em Português/Inglês
  • Estrutura Curricular
  • Horário do Semestre (2015/2) – Em atualização
  • Normas e Regulamentos
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Estágio Obrigatório
    • Atividades Complementares
Habilitação em Português/Literatura
  • Estrutura Curricular
  • Horário do Semestre (2015/2) – Em atualização
  • Normas e Regulamentos
    • Trabalho de Conclusão de Curso
    • Estágio Obrigatório
    • Atividades Complementares