REVISTA TRILHAS DA HISTÓRIA, DA UFMS/CPTL LANÇA DOSSIÊ E FAZ CHAMADA PÚBLICA

Postado por: Gestor do Site
A revista Revista Trilhas da História acaba de publicar o Volume 7, Número 13 com o dossiê (DES)CAMINHOS DO ENSINO DE HISTÓRIA NO BRASIL, disponível em http://www.trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/RevTH. Convidamos a navegar no sumário da revista para acessar os artigos, ensaios de graduação, resenhas e traduções.
CHAMADA PARA O NÚMERO 14 (2018/1) DA REVISTA TRILHAS DA HISTÓRIA 

Dossiê: História Social do Trabalho 

Entre os relativismos e os negacionismos históricos que surpreendem pela influência na História Pública, com eco na História ensinada e, inclusive nas redes sociais, encontra-se a ideia da diminuição do trabalho como força motriz produtora da humanização, da vida e da própria História. Não por acaso, esta também é a era da desregulamentação dos direitos trabalhistas, das alterações de leis que atingem frontalmente a classe trabalhadora. Vivemos o cenário distópico onde setores de poder disputam pela redefinição, cada vez mais branda, do conceito de trabalho escravo, pleiteando formas de alargar a já exacerbada exploração contra os que produzem. Os trabalhadores e as trabalhadoras assistem às perdas cotidianas tramadas nos jantares políticos, mas teimam em resistir e, ao exercerem o direito de greve, de associação e manifestação, são cada vez mais e violentamente reprimidos. São tempos em que a luta de classes se apresenta de forma mais desnudada. Por isso, retomar a importância da centralidade do trabalho nos parece hoje tão interessante quanto urgente, tanto nos tempos atuais como no passado. Neste sentido, o dossiê “História Social do Trabalho” tem como objetivo reunir artigos que discutam o trabalho e suas diferentes relações e conflitos, os trabalhadores e as trabalhadoras no campo e na cidade, as formas de trabalho livre, compulsório e escrava, na sua riqueza e diversidade que lhe é inerente, de sujeitos, de objetos e abordagens, porque há tempos reconhecemos as suas relações com as dimensões da cultura e da subjetividade como plenamente possíveis. Insistir na temática é, antes, resistir contra o cenário que se apresenta. É retomar os fios condutores da nossa História. 

Organizadores do dossiê: Prof. Dr. Paulo Pinheiro Machado – UFSC, e Profª. Drª Mariana Esteves de Oliveira – UFMS/Campus de Três Lagoas. 

Data limite para recebimento de contribuições: 02/04/2018 
Previsão de publicação: Julho/2018 
Pode-se enviar também artigos livres e textos para as seções de Ensaios de Graduação, Resenhas, Fontes e Traduções. 

Mais informações: trilhasdahistoria@gmail.com 
http://www.trilhasdahistoria.ufms.br/index.php/RevTH/