Viver é um dever ou um direito? Da prática profissional à análise jurídica

Postado por: Vitor Otávio

Aconteceu na data de ontem a 3ª “Sessão Final”, um projeto idealizado e desenvolvido pela Liga de Cuidados Paliativos (LACP) da UFMS Campus de Três Lagoas (CPTL).
Neste encontro, o assunto abordado foi a manifestação de vontades em fim de vida por meio das Diretivas Antecipadas de Vontade (DAV), Testamento Vital e Procurador em Saúde, assunto bastante polêmico, haja visto que, no Brasil ainda não há regulamentações que embasem juridicamente estas escolhas.
Os filmes escolhidos para nortear as discussões acerca da temática foram “E se fosse verdade” e “Um momento pode mudar tudo”, e como convidados para esta conversa estiveram presentes a médica pneumologista e intensivista Vanessa Alves de Lima que está finalizando a pós-graduação em Cuidados Paliativos, expondo sua visão como profissional da saúde, e o Professor e Coordenador do Curso de Direito da UFMS (CPTL) Carlos Eduardo P. Furlani abordando as implicações jurídicas relacionadas à temática.
Na oportunidade, a coordenação da LACP salienta que este evento é aberto a comunidade acadêmica e externa e aproveita para agradecer a presença dos participantes e convidá-los para a próxima “Sessão Final” no próximo dia 13 de junho.