Acadêmicos de Medicina realizam ação em praça pública no Dia Mundial da Doença de Alzheimer

Postado por: tayloreto

No último dia 21 de setembro de 2019, no período matutino, acadêmicos do curso de Medicina da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) realizaram uma ação na praça Ramez Tebet, visando a conscientização sobre a Doença de Alzheimer (DA).

O projeto foi coordenado pela Profa Dra Bruna Moretti Luchesi e pelo Prof Dr. André Valério da Silva. Bruna relata que “a DA é uma doença crônica e incapacitante, e apesar da sua prevalência ter aumentado nos últimos anos, ainda é pouco conhecida pela população geral”.

Diante disso, estudantes das Ligas Acadêmicas de Geriatria e Gerontologia (LAGG) e Neurologia e Neurociências (LANN) se uniram para realizar a ação.

Na ocasião foram esclarecidas dúvidas sobre a doença, distribuídos panfletos informativos, realizados jogos para exercitar o cérebro, e construído um painel de memórias.

Cerca de 300 pessoas que estavam passando pelo local participaram da atividade. Uma das acadêmicas, Nathália de Oliveira Andrade, relata que “o evento representou uma experiência muito enriquecedora para a formação em Medicina, por significar não só uma oportunidade de consolidar seus conhecimentos sobre a doença, como também um meio agradável de ampliar o vínculo com a comunidade, a partir de conversas e brincadeiras”.

Devido a importância da ação, os envolvidos planejam replicá-la no próximo ano.