Semana Jurídica aborda Direitos e Garantias Fundamentais

Entre os dias 23 e 27 de setembro ocorreu a 21ª edição da Semana Jurídica do curso de Direito do Campus de Três Lagoas (CPTL), organizada pelo Centro Acadêmico Professor Olyntho Luiz Cestari Mancini (CAOM), com apoio da coordenação do curso, da diretoria do campus e patrocinadores.

A programação do evento contou com palestras de importantes pesquisadores do Brasil, minicursos, exposição das pesquisas de extensão e apresentações culturais, além do Primeiro Simpósio de Sindicalismo Sul-mato-grossense, que foi realizado de forma integrada ao cronograma da Semana Jurídica.

O presidente do Centro Acadêmico, Raul Rizzo, relatou sobre as dificuldades e a gratificante experiência em organizar um evento aguardado pelos estudantes do curso e que propicia trocas de conhecimento e diálogos importantes para a formação dos juristas. “Foi uma Semana Jurídica diferente, os desgastes e contratempos são muitos ao realizar um evento dessa magnitude, mas no final todo o esforço dos membros do Centro Acadêmico foi reconhecido. Além de ser um exercício fascinante de reflexão e o mais importante sempre é a análise crítica do Direito na perspectiva de proteção dos Direitos e Garantias Fundamentais, tema de nossa 21ª edição da Semana Jurídica, um espaço de resistência à retirada de direitos e violações do Estado brasileiro”.

Os integrantes do CAOM que auxiliaram na idealização, planejamento e desenvolvimento do evento destacaram sua relevância para a jornada acadêmica. “Como entrei esse ano no curso, é tudo muito novo para mim, mas eu estou gostando muito de fazer parte do CAOM, além de eu poder crescer, pois tive contato com professores, palestrantes e demais. A organização em si foi muito interessante, porque apesar da correria, deu tudo certo. Em suma, para mim foi de grande relevância ter participado da Semana Jurídica e poder fazer parte do Centro Acadêmico”, afirma o estudante Kalil Ferreira.

O acadêmico Guilherme Naidelice está no primeiro ano da graduação e relatou que o evento cumpriu as expectativas que empolgam todos os estudantes do curso. “Na minha opinião, as palestras foram sensacionais, os minicursos abarcaram temas abrangentes e relevantes, além de haver diversidade de escolha segundo as preferências de cada aluno. Então, foi uma semana que agregou muito para mim em experiências, seja por conversar com o pessoal, seja por poder ver o trabalho do CAOM, o empenho dos professores, alunos e demais”.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária do CPTL)