Candidatos convocados para matrícula são recepcionados com atividades informativas e de acolhimento

Entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro, estudantes de todo o Brasil estarão se matriculando na UFMS. Para auxiliar os novos ingressantes, a Secretaria de Apoio para Assuntos Estudantis do Campus de Três Lagoas (CPTL) organizou uma programação para recepção e acolhimento dos estudantes e familiares neste primeiro momento.

Durante o prazo para matrícula, os convocados na primeira chamada estão recebendo as “Boas-vindas da Assistência Estudantil” no anfiteatro Dercir Pedro de Oliveira, realizada das 7h30 às 10h30 e das 13h30 às 16h30 pelos servidores e veteranos do campus. O objetivo é informar os estudantes sobre a matrícula, bancas de verificação e cronograma de recepção dos calouros na graduação, auxiliando neste processo de adaptação e reconhecimento do CPTL.

O veterano Bruno Henrique cursa o sexto semestre de Geografia e está orientando calouros sobre as matrículas em frente ao anfiteatro. Segundo ele, o calouro tem dificuldades para se adaptar e compreender o que acontece na Universidade e cabe ao veterano direcionar e auxiliar neste processo. “É como se o veterano fosse parte da família, pois traz a segurança para o calouro de que ele está em casa”, afirma.

Ao mesmo tempo, o “Acolhimento às famílias” é realizado na sala 28002 do Bloco 8, das 9h às 11h e das 15h às 17h. A atividade, organizada pelo Serviço Social e Serviço de Psicologia do campus, já era realizada nos anos anteriores, contudo, em 2020 foi montada uma apresentação pontual e detalhada para os pais dos novos ingressantes. Serão explicados temas essenciais, como o funcionamento do Restaurante Universitário, meio de transporte, bolsas de auxílio estudantil, estágios, custo de vida e outras dúvidas frequentes.

Segundo a assistente social do CPTL, Rosemaire Cristina Salomão, é tratado na atividade a importância do suporte familiar ao estudante, para que ele possa compreender o ambiente universitário, considerando vários aspectos referentes ao ensino, pesquisa, extensão e, ainda, de saúde mental, vivências pessoais e acadêmicas. “Espera-se que o acolhimento familiar contribua para o fortalecimento do vínculo entre estudante e família, minimizando problemas variados que possam prejudicar o desempenho acadêmico”, explicou.

Ambas atividades acontecerão novamente entre os dias 7 e 14 de fevereiro, para os convocados na 2ª chamada. Já para os candidatos que ingressarem a partir da 3ª chamada, o acolhimento e recepção serão definidos mediante solicitação da coordenação dos cursos, no período de 16 a 31 de março.

Segue abaixo o calendário de atividades

29/01 A 04/02

(1ª CHAMADA)

BOAS-VINDAS DA ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL