SEMANA DE ACOLHIMENTO AOS CALOUROS INICIA NO CAMPUS DE TRÊS LAGOAS

Entre os dias 17 e 20 de fevereiro está acontecendo a programação especial   para recepção aos calouros ingressantes do ano de 2020 na UFMS, Campus de Três Lagoas. O cronograma teve início nesta segunda-feira e contou com o acolhimento da coordenação dos cursos e veteranos do CPTL. Foram realizadas diversas atividade, desde a apresentação sobre as especificidades da graduação, iniciação cientifica e apresentação dos professores, até o tradicional elefantinho, trotes e brincadeiras com os novos acadêmicos.

Para o diretor do campus, Osmar de Jesus Macedo, receber os calouros é uma etapa importante no processo educacional, para que possa ser reproduzido nesses jovens a dinâmica da administração, funcionamento dos cursos e o engajamento desses com aqueles que já estavam no campus. “Este processo é bastante oportuno, pois nesta etapa orientamos e passamos todas as informações referentes as normas e setores, introduzindo esses jovens na nossa comunidade acadêmica”, ressaltou o professor Osmar.

Os veteranos cumprem papel fundamental nesta fase de adaptação e reconhecimento do espaço universitário. “Quando eu entrei ano passado eu me senti muito acolhida, então passar a mesma coisa para eles é muito importante. Nós (veteranos) estamos aqui para isso, para fazer eles se sentirem bem, gostarem do curso e dar apoio”, disse a acadêmica do segundo ano do curso de licenciatura em Geografia, Analice Rutemberg.

Para os calouros do curso de medicina, foi realizada a Cerimônia do Jaleco, que representa a primeira vez que esses novos acadêmicos irão vestir o símbolo de sua profissão. O veterano Victor Arruda comentou que os novos estudantes chegam de vários lugares do Brasil, muitas vezes desamparados e longe de seus familiares. “Nós queremos mostrar que vamos estar juntos deles, agora e posteriormente, pois o curso de medicina está aqui para acolhê-los. Eles estão aqui para realizar um sonho e não estão sozinhos”, explicou Victor.

Aos novos acadêmicos, as novidades não param de chegar, serem bem recebidos e se sentirem em casa é o primeiro passo para a longa trajetória na UFMS. O ingressante do curso de História, Matheus Medeiros, relatou ter altas expectativas para o curso e estar muito animado para começar os estudos. Já para Pedro Guilherme, novo estudante do curso de Enfermagem, o primeiro dia como universitário foi emocionante. “Conheci os professores, coordenadores e gostei muito”.

Os (as) coordenadores (as) dos 17 cursos de graduação do campus realizam papéis importantes para apoio e suporte aos recém-chegados.

Conforme as orientações da coordenadora do curso de Administração, professora Fabiana dos Santos, os calouros primeiramente passam pela recepção do curso para posteriormente seguir a programação institucional. “Temos a expectativa de que os calouros gostem do curso, cheguem ao final dele e sejam bons profissionais no futuro!”, disse a professora.