PET Matemática produz videoaulas para auxiliar estudantes da área

O Programa de Educação Tutorial (PET) Matemática do Campus de Três Lagoas (CPTL) produz, desde 2019, videoaulas sobre os conteúdos das disciplinas iniciais do curso para auxiliar os estudantes durante a graduação.

Segundo o “petiano” Thiago dos Santos Souza, o censo da educação de 2018 concluiu que cursos de Matemática possuem umas das maiores taxas de desistência do país e o PET, que tem como um de seus objetivos estimular a melhoria do ensino de graduação, propôs a produção de videoaulas com o intuito de auxiliar a tarefa do professor, facilitar a aprendizagem dos estudantes e propiciar aos membros do programa uma experiência como educador. “Sabemos que a prática do uso de videoaula não substitui a função do professor, porém é necessário somar às diversas formas de ensinar, proporcionando uma aprendizagem dinâmica e interativa”, afirma Thiago.

De acordo com o ele, com a utilização dessa metodologia os integrantes do PET puderam perceber uma grande contribuição no rendimento dos alunos. A atividade faz parte dos projetos Ensinando e Aprendendo Matemática e Atividades para Diminuição da Evasão e Repetência.

O planejamento e produção dos vídeos são feitos pelos próprios membros, que se reúnem periodicamente e selecionam os conteúdos a serem trabalhados, bem como as estratégias pedagógicas que serão utilizadas para explicarem os assuntos. Já as gravações, edições e publicação dos vídeos são feitas sob a supervisão do tutor do programa. Após finalizado esse processo, as repercussões, críticas e sugestões são abordadas nas reuniões realizadas pelo grupo, colaborando com a produção de novos conteúdos.

Embora estejamos vivendo um momento em que atividades em vídeo estejam em alta e que, de fato, estão sendo ferramentas importantes para o ensino, esta atividade vem sendo implementada desde 2019 e tem características também de formação para a prática docente dos ‘petianos’ envolvidos, considerando que são alunos de um curso de licenciatura”, explica o tutor do programa, professor Antonio Carlos Tamarozzi.

Para acessar os vídeos produzidos, acesse o canal do YouTube do PET Matemática do Campus de Três Lagoas.

Texto: Evelyn da Costa Souza – estagiária da Agecom no CPTL