Grupos PET do Campus de Três Lagoas realizam Interpet

Postado por: secom

No mês de setembro será realizada a 18ª edição do Interpet, evento que reúne os 18 grupos PET da UFMS presentes nos câmpus e na Cidade Universitária, de forma on-line.Por meio de palestras, discussões e reunião de tutores e discentes, o evento irá abordar a temática “O PET e o processo avaliativo: transversalidade e os objetivos de equidade”.

De acordo com o rodízio realizado entre os câmpus, esta edição está sob a responsabilidade dos cinco grupos do Campus de Três Lagoas: PET Matemática, PET Conexões de Saberes Matemática, PET Geografia, PET Enfermagem e PET História Conexão de Saberes, sendo esse último o responsável pela coordenação do encontro.

O Interpet estava programado para ocorrer presencialmente no primeiro semestre de 2020, no CPTL. No entanto, em função da pandemia da Covid-19, a comissão organizadora decidiu pela realização na modalidade on-line, como explica a representante discente do Comitê Local de Avaliação e Acompanhamento, Alessandra Pereira. “Esse novo modelo de evento é uma novidade, contudo, faremos o melhor para que seja tão frutífero quanto os demais. A pandemia inviabiliza o contato presencial, mas as tecnologias nos permitem que mesmo remotamente continuemos resistindo para que o PET possa existir”.

O tutor do PET História, Rafael Athaídes, explicou que a comissão organizadora priorizou temas que possam enriquecer o debate interno dos grupos da UFMS, de forma a garantir a socialização interna do conhecimento sobre o programa e suas diretrizes. Os temas dos grupos de trabalho serão previamente discutidos entre os meses de agosto e setembro, de forma que dois representantes de cada grupo estejam presentes nas salas virtuais, munidos dos resultados dos debates internos. “O evento contará também com palestra da Professora Doutora Rachel Nunes da Cunha, tutora do PET Psicologia da UnB”, anunciou.

Para Luana Feitosa, ex-diretora de representação estudantil da Comissão Executiva Nacional do PET, “o Interpet é uma forma dos grupos se reunirem para discutirem problemáticas acerca do programa, formas de melhorar a interação entre os grupos, trocar ideias a respeito de projetos, ajudar uns aos outros e até mesmo se juntarem para realizar projetos conjuntos”.

Além disso, Luana ressalta que se trata de uma oportunidade para preparar e organizar os grupos dentro da instituição, visando a participação em eventos maiores, com discussões e debates mais aprofundados. “O Interpet tem por objetivo, ainda, encontros como o Encontro dos Grupos PET do Centro-Oeste e o Encontro Nacional dos Grupos PET, que é de onde saem os encaminhamentos finais para serem levados ao Ministério da Educação”.

Saiba mais sobre o evento em sua página acessando aqui.