Pesquisa em cuidados paliativos é tema de seminário internacional em outubro

Nos dias 23 e 24 de outubro, o campus da UFMS em Três Lagoas (CPTL) e a Fundação de Apoio à Pesquisa, ao Ensino e à Cultura (Fapec), em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e a Universidade Federal de Alfenas (Unifal) realizam o 1º Simpósio Internacional de Pesquisa em Cuidados Paliativos (SIMPESQCP). O evento será gratuito e totalmente on-line.

Segundo uma das organizadoras do Simpósio e professora do CPTL Juliana Pesselacia, o objetivo é fomentar o conhecimento acerca da pesquisa em cuidados paliativos no Brasil e no contexto mundial por meio do intercâmbio de experiências entre diferentes grupos de pesquisa. “Pretendemos promover o conhecimento sobre os diferentes métodos de pesquisa, possibilitar a reflexão sobre as questões éticas, estimular a abordagem na pós-graduação e instigar discussões sobre os desafios para a pesquisa em cuidados paliativos no país”, explicou.

Para tanto, foram convidados pesquisadores com expressiva produção científica e experiência na temática, como Sílvia Caldeira e Manuel Luís Capelas da Universidade Católica Portuguesa, de Lisboa (Portugal) e Jason Mill da universidade Sunshine Coast, da Austrália.

Submissão de trabalhos

O prazo para submissão de trabalhos inicia em 15 de agosto e termina em 15 de setembro. As instruções referentes ao envio dos trabalhos e inscrições para participação, bem como modelo do resumo que deve ser utilizado e demais informações sobre o evento podem ser conferidas no site www.even3.com.br/simpesqcp2020 . De acordo com os organizadores, os trabalhos aceitos serão publicados na revista Archives of Health Investigation.

Incentivo a eventos digitais

O 1º SIMPESQCP é um dos 18 contemplados no primeiro lote do edital inovador lançado pela UFMS e Fapec – o Profe 2020 – que prevê recursos para apoio às propostas de eventos acadêmicos e científicos realizados por meios digitais, nas modalidades não presencial ou semipresencial.

Até dia 30 de agosto, estão abertas as submissões de eventos para o segundo lote do Profe 2020. O valor total de cada proposta, conforme a faixa de financiamento na qual se enquadra, varia de R$ 3 mil a R$ 10 mil. As inscrições são feitas exclusivamente pelo Sigproj. O resultado das propostas aprovadas e outras informações estão disponíveis aqui.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)/Vanessa Amin