EVENTO ABORDA ESTRATÉGIAS PARA LEVAR A FACULDADE COM LEVEZA

No campus de Três Lagoas, a Semana de Desenvolvimento Profissional foi aberta, nesta segunda-feira, 17, com a palestra “Curtindo a Vida Acadêmica Produtivamente: estratégias para levar a faculdade com leveza “, transmitida pelo Canal da TV UFMS no YouTube e pelo Google Meet para mais de 500 pessoas conectadas.

Diane Viveiros, ministrante da noite e doutoranda em Direitos Humanos em Sociedades Contemporâneas pela Universidade de Coimbra, Portugal, explanou sobre a vida acadêmica, desafios e oportunidades, e apresentou diversas dicas de como levar a rotina de estudos no meio universitário de modo leve e feliz.

Destacou a ministrante que, é preciso compreender a universidade como a nossa segunda casa e por isso, é necessário pensar no legado deixado, por meio da atuação política e de liderança, relação com as pessoas presentes, como  professores,  servidores e colegas, bem como o modo com  que se cuida do lugar. Mesmo neste momento de suspensão das atividades presenciais, é necessário construir um local de estudos em casa, para que o pensamento “o que eu posso fazer para melhorar o ambiente universitário” possa ser constantemente exercitado, ressaltou Diane.

De acordo com Maria Auxiliadora, que integra a comissão organizadora do evento no CPTL, a palestrante com uma linguagem acessível e dinâmica, totalmente voltada para a vida acadêmica, garantiu além de um ambiente agradável, a atenção e a participação de todos. Já para a professora Heloísa Portugal, também integrante da comissão, Diana Viveiros abriu a programação com brilhantismo, emocionando os alunos e professores presentes. “Com orientações em como organizar a rotina universitária, de maneira animada e inspiradora, Diana frisou que a faculdade é o ambiente que passamos grande parte de nosso dia e que ensina além da profissão, a viver”, disse a professora.

Sabrina Bisnardo, acadêmica do curso de Direito, concluiu com a apresentação que a faculdade é muito mais do que aulas e provas, mas sim crescimento, legado, desenvolvimento, cidadania e também cuidado. “Ela me fez entender que estava tudo bem meu descanso ao final de semana, e que minhas eventuais faltas por cansaço não eram um crime. Mas também me mostrou que estava no caminho certo quando virava madrugadas ou finais de semana estudando para a faculdade, ou melhor, para a vida”.

Programação

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.