Mesa-redonda aborda diversidade e inclusão no universo corporativo

No Campus de Três Lagoas, a segunda noite de eventos da Semana de Desenvolvimento Profissional teve mesa-redonda “Diversidade e Inclusão no Universo Corporativo”

Com mais de 400 pessoas assistindo às transmissões ao vivo pelo YouTube e Google Meet, o debate foi mediado pelo procurador e representante da Câmara de Vereadores da Prefeitura Municipal de Três Lagoas, Dênis Pivetti, bacharel em Direito e mestrando em Geografia, ambos pela UFMS. O encontro também teve representantes do meio empresarial do município.

O evento apresentou a Enactus, organização internacional sem fins lucrativos que visa incentivar o empreendedorismo no meio acadêmico. O grupo é composto por estudantes do Campus de Três Lagoas, dos cursos de Ciências Contábeis e Administração, e aborda temas como representatividade, diversidade e inclusão, propondo ações voltadas para esses temas nas empresas ligadas ao grupo, a fim de contribuir para  uma comunidade mais justa e equitativa.

Ana Clara Soares Carneiro, supervisora da produção de biodiesel na Cargill em Três Lagoas e representante do grupo local de diversidade “Mulheres Operando no Brasil”, abordou sobre a atuação feminina dentro do universo corporativo. Também contribuíram para o debate Diogo Paixão, que já atuou na área de performance social na Raizen, lidando com temas sobre diversidade e impacto social, e recém contratado pela Eldorado Brasil.

Instigados pela pergunta do mediador “Como vender, comunicar, antecipar demandas e compreender todas as pessoas, se o grupo que trabalha na organização não for também representativo das diferenças existentes na sociedade?”, os presentes debateram arduamente e ressaltaram que os avanços históricos e atuais, tais como as cotas raciais, proporcionaram tamanha evolução, contudo ainda está distante da equidade desejada.

Também agregaram ao debate Tais Teodoro, analista de atração e desenvolvimento, comunicação e treinamento da ArcelorMittal/Sitrel e integrante do Comitê de Diversidade e Inclusão da empresa; Fellipe Dias, artista e estudante de Administração do CPTL, ativista das causas sociais e ligado a diversos movimentos LGBTQIA+; e Pedro Salles, também representante do CPTL e há cinco anos trabalhando na Suzano Papel e Celulose, atuando como atração de talentos e parceiro de negócios da unidade Industrial de Imperatriz.

Programação

As atividades da Semana são abertas para toda a comunidade acadêmica e externa. A programação segue disponível até sexta-feira, 21, com palestras, oficinas, minicursos e workshops. Para mais informações sobre o cronograma do evento ou inscrições, acesse o site: http://sedep.ufms.br/.

Texto: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)