Debate sobre desafios enfrentados por mulheres negras fecha Semana de Desenvolvimento Profissional

A palestra de encerramento da 4ª Semana de Desenvolvimento Profissional do CPTL teve como tema “O desafio de ser mulher e negra na carreira profissional”. O debate foi ministrado pela professora do Campus do Pantanal (CPAN), Claudia Lima, e mediado pela psicóloga Daniela Dias.

Transmitida pelo YouTube, mais de 170 pessoas assistiram a palestra. Segundo a integrante da comissão organizadora, professora Heloísa Portugal, o assunto abordado vem de encontro aos anseios da Comunidade Negra no Brasil, trazendo para debate temas pertinentes a toda sociedade brasileira. “Mais um capítulo foi redigido hoje na construção de uma sociedade mais igualitária e justa para todos”, declarou.

“Lecionei em uma região onde residem comunidades quilombolas, porém muitos alunos tinham vergonha de sua origem, pois as pessoas da região relacionavam o quilombo a pobreza. Foi feito um trabalho no sentido de empoderar a história, tanto dos quilombos quanto dos alunos da região”, relatou o estudante Alonso Negrão Moreira, que expressou a importância das ações de empoderamento e construção de identidade citadas pela professora Claudia.

Também integrante da comissão organizadora, a psicóloga do CPTL, Maria Auxiliadora Rodrigues, ressaltou a reflexão sobre a importância de se criar e gerir as políticas de combate ao racismo e misoginia trazidas pela palestra, a fim de que ações de inclusão da mulher negra nas universidades e na vida profissional possam realmente ser representativas. “Validar as lutas do povo negro e das mulheres negras, dando visibilidade a esses sujeitos sociais, implica necessariamente em uma mudança estrutural em nosso país”, concluiu.

Ao final, a professora Heloísa agradeceu pela oportunidade de integrar o grupo de planejamento e execução das ações e os aprendizados que obteve ao longo das

atividades realizadas. “Espero que os alunos, professores e toda comunidade tenham aproveitado. Tenho o hábito de chamar meus alunos de crianças, o faço por sermos todas crianças diante do conhecimento!”, finalizou.

Todos os vídeos da 4ª Semana de Desenvolvimento Profissional do CPTL podem ser acessados no canal de YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=DRFvepya9Hk)

Por: Evelyn da Costa Souza (estagiária da Agecom no CPTL)