Painel sobre Pós-graduação em Três Lagoas celebra 50 anos do Campus
Um dos principais polos de pesquisa na UFMS, o Campus de Três Lagoas promoveu ontem (28), como parte das comemorações de seu Jubileu, o painel “A Pós-Graduação no Cptl/UFMS: história, missão e desafios”.
Com aproximadamente 300 pós-graduandos, o Cptl oferta os Programas de Pós-graduação em Mestrado e Doutorado em Geografia e Letras, Mestrado Profissional em Matemática e Letras e Mestrado Acadêmico em Enfermagem e Educação.
Com a participação de docentes do Campus, o painel teve como proposta apresentar a história da implementação e consolidação dos programas de pós-graduação, mostrando seus objetivos, desafios e impactos.
“Esse painel é mais um incentivo aos que tenham interesse em fazer uma pós-graduação em Três Lagoas. E já há estudos para novos programas, como na área de História. Todo o trabalho desenvolvido nas pós-graduações ao longo dos anos tem sido em prol da formação profissional, que se reflete no desenvolvimento local, regional, do estado e país.”, disse o diretor do Cptl, professor Osmar Jesus Macedo.
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Nalvo Franco de Almeida Junior enalteceu o trabalho realizado há anos no Campus. “Queremos parabenizar a todos essa maravilhosa história que o Cptl nos conta. É inquestionável a força e o poder que o Cptl tem dentro da UFMS e na região do Bolsão”, afirmou.
Os oito cursos de Pós-graduação do Cptl se inserem nos 68 cursos, de 50 programas existentes na UFMS, também ofertados em Campo Grande, Corumbá, Aquidauana e Chapadão do Sul, sendo 36 Mestrados acadêmicos, 11 Mestrados profissionais e 21 Doutorados, com mais de 2.240 estudantes matriculados.
“Estamos terminando um quadriênio de avaliação da Capes que nos mostra que a Pós-graduação está no caminho certo, em especial a do Cptl, que não para de crescer. Hoje, representamos pouco mais da metade da pós-graduação de todo o Mato Grosso do Sul, o que nos embute grande responsabilidade na nossa formação de recurso humano qualificado para o estado e para a região”, expôs o pró-reitor.
A partir de 1996, a história da Pós-graduação da UFMS se mistura com a história do Cptl, segundo Nalvo. O primeiro Programa é o de Letras (1998), seguido de Geografia (2009), ProfMat (2011), ProfLetras (2013), e mais recentemente Educação (2019) e Enfermagem (2019).
Foram convidados a falar sobre os programas de pós-graduação do Campus os professores Juliana Pessalacia, Kelcilene Rodrigues, Paulo Fioravante e Edima Silva, com mediação da professora Taísa Peres Oliveira.
Docente do Programa de Pós-graduação em Letras, a professora Taísa contextualizou a história da Pós-graduação na no Campus, iniciada em 1998.
“A implementação da pós-graduação no Cptl, surge da necessidade de descentralização dos centros de pesquisa e pós-graduação, oferecendo a Três Lagoas e região espaço de formação e aperfeiçoamento de profissionais atuantes nos mais diversos campos profissionais, essencial para o desenvolvimento humano e social mais igualitário. A história da Pós-graduação aqui nos remonta a oferta de cursos lato sensu, que muito contribuíram para o aperfeiçoamento de profissionais atuantes na rede de ensino básico de Três Lagoas e região”, apresentou.
Hoje plenamente consolidada, completou a professora Taísa, a pós-graduação no Campus avançou e tem atuado na formação e especialização de profissionais oriundos de várias regiões do Brasil e países circunvizinhos.
“São várias ações de incentivo à pesquisa, desde a formação inicial na graduação até o Doutorado, com o programa de estágio de Pós-doutorado e a inserção do Campus das redes nacionais e internacionais de pesquisa e pós-graduação”, expôs.
Texto: Paula Pimenta